Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Uberaba: Cadê os cobradores nos ônibus?

domingo, 21 de agosto de 2011

Usuários do transporte coletivo voltam a reclamar sobre a falta de cobradores. A denúncia é de que o serviço está sendo realizado pelos motoristas, por apenas um complemento de R$5 diários. Além de atrapalhar na hora da cobrança, ameaça o emprego de 200 profissionais – número de cobradores que hoje atuam nas empresas concessionárias do transporte coletivo urbano na cidade.

Segundo a denúncia encaminhada a reportagem, acompanhada de foto, desta vez o problema é com a linha 24 – Alfredo Freire – Valim de Melo, que há duas semanas circula sem a presença do cobrador. Desde o ano passado a questão vem sendo discutida, pois a presença de um cobrador, por mais que as passagens sejam através do cartão magnético, é necessária, segundo os usuários.

O Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Coletivo de Uberaba defende a classe quanto à permanência do cobrador. Segundo o presidente da entidade, Lutério Antonio Alves, os funcionários entendem o posicionamento das empresas como uma ameaça, aliada ao avanço da tecnologia. Lutério relembra que a mesma situação aconteceu há anos no setor financeiro, quando os bancários foram substituídos pelo caixa eletrônico. “O cobrador antes recolhia um papel, o vale-transporte; agora existe um cartão magnético. Com o tempo, o serviço vai ser por meio de identificação biométrica, portanto, esta situação é vista pelo sindicato como uma ameaça”, afirma o sindicalista.

Lutério disse ainda que, baseado na denúncia feita ao Jornal da Manhã, de que a linha Alfredo Freire – Valim de Melo estava sem cobrador, ele já entrou em contado com a Piracicabana, responsável pelo trajeto. Segundo os empresários, os ônibus destes bairros jamais circularam sem cobradores. “Mas estamos atentos e dentro do possível iremos tentar diminuir, evitando que ônibus circulem sem cobradores. Além disso, o sindicato está aberto para denúncias de usuários que perceberem a falta do cobrador”, ressalta.

Vale lembrar que em 2005 foi aprovada lei que obriga todas as linhas do transporte coletivo a terem um cobrador. A Lei 9.822 dispõe sobre o sistema organizacional de transporte coletivo de Uberaba e no artigo 33 diz que no caso de implantação de sistema de bilhetagem eletrônica deverão ser mantidos os postos dos cobradores, que passarão a exercer a função de agentes de bordo, sem redução do número de empregados.

Informações: Jornal da Manhã

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960