Se aproxima a data prevista pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para a realização da licitação que vai escolher a empresa que vai fazer outra licitação: a dos transportes coletivos, prevista para março do próximo ano e que deve mudar as empresas que prestam serviços de transporte coletivo em Natal. No dia 9 de setembro, às 10h, serão apresentadas as propostas da tomada de preços, modalidade da licitação utilizada para contratações que possuam um valor estimado médio até o montante de R$ 650 mil para a aquisição de materiais e serviços, e de R$ 1,5 milhão para a execução de obras e serviços de engenharia.
As linhas de ônibus serão agrupadas em lotes, tal como ocorreu em outras capitais. O aviso de licitação foi publicado em 19 de agosto no Comprasnet, o portal de compras da Prefeitura do Natal. No site consta a planilha de custos detalhando o que a empresa de consultoria terá que fazer antes de montar o edital de licitação das linhas de transporte da capital. Entre as exigências, haverá um seminário introdutório, estudo econômico da situação atual e proposta, um novo modelo de gestão com apoio da Tecnologia da Informação (TI) e uma avaliação do ambiente competitivo.
Também constam proposições com sugestões de melhorias quanto à nova rede, quanto à política tarifária, dimensionamento da oferta, atendimento a portadores de necessidades especiais, indicações quanto ao arcabouço jurídico normativo, reestruturação do órgão gestor, definição do sistema de indicadores e metas, mecanismos de controle e fiscalização, e capacitação técnica.
Por fim, a empresa deverá realizar uma audiência pública, definir os objetos da licitação, elaborar a estratégia licitatória, definir a técnica dos lotes e fazer um estudo econômico financeiro deles para, finalmente, elaborar a minuta de edital e seus anexos. (Sérgio Henrique Santos)
As linhas de ônibus serão agrupadas em lotes, tal como ocorreu em outras capitais. O aviso de licitação foi publicado em 19 de agosto no Comprasnet, o portal de compras da Prefeitura do Natal. No site consta a planilha de custos detalhando o que a empresa de consultoria terá que fazer antes de montar o edital de licitação das linhas de transporte da capital. Entre as exigências, haverá um seminário introdutório, estudo econômico da situação atual e proposta, um novo modelo de gestão com apoio da Tecnologia da Informação (TI) e uma avaliação do ambiente competitivo.
Também constam proposições com sugestões de melhorias quanto à nova rede, quanto à política tarifária, dimensionamento da oferta, atendimento a portadores de necessidades especiais, indicações quanto ao arcabouço jurídico normativo, reestruturação do órgão gestor, definição do sistema de indicadores e metas, mecanismos de controle e fiscalização, e capacitação técnica.
Por fim, a empresa deverá realizar uma audiência pública, definir os objetos da licitação, elaborar a estratégia licitatória, definir a técnica dos lotes e fazer um estudo econômico financeiro deles para, finalmente, elaborar a minuta de edital e seus anexos. (Sérgio Henrique Santos)
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