Bancos desconfortáveis, poluição e até cordinha azul para dar o sinal --desativada há muitos anos. A idade avançada da frota de ônibus urbanos da capital não está só na aparência. A média de vida dos coletivos de concessionárias é de cinco anos e cinco meses, segundo a SPTrans (que administra o transporte público), cinco meses mais do que o previsto em contrato com as empresas.
Relatório do TCM (Tribunal de Contas do Município) revela que oito empresas começaram o ano com idade média de veículos acima de cinco anos. Ao todo, nove das vinte garagens da concessão --ou 45%-- estavam em desacordo.
Passageiros dos terminais Santana, Tatuapé e Parque Dom Pedro, nas zonas leste, norte e centro de SP, reclamam de barras mal fixadas e ônibus quebrados.
SPTrans diz renovar frota
A SPTrans informa que a frota de ônibus da capital é renovada de forma "constante" e que 10.992 dos 15.000 veículos foram substituídos entre 2005 e 2010. De acordo com a empresa, não há nenhum ônibus com mais de dez anos circulando na cidade, com exceção dos trólebus, que possuem vida útil maior.
Já a idade média dos ônibus em regime de permissão, a maioria micro-ônibus, é de três anos e seis meses, diz a SPTrans. A empresa informa ainda que irá encaminhar esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Município sobre o relatório.
Com relação à linha Vila Rosa/Santana, cujos ônibus, segundo passageira, quebram frequentemente, a SPTrans informa que a fiscalização será intensificada.
A empresa municipal ressalta que todos os ônibus do sistema passam por vistoria pelo menos duas vezes ao ano, e que essa periodicidade pode aumentar conforme a necessidade e os resultados dos trabalhos. Todos os ônibus, diz a SPTrans, passam por inspeção veicular. Questionadas, as empresas não se manifestaram.
Fonte: Agora São Paulo
2 comentários:
Foto republicada neste post devido a possível não autoria, O Blog Meu Transporte pede desculpas ao companeheiro Marcos Elias pela publicação de uma foto publicada e não relatada em sua autoria, porém que fique claro aos demais búsologos que não é política do Blog colocar, montar, alterar fotos de quem quer que seja, pelo contrário, para o Blog Meu Transporte é um prazer ter fotos como as do Marcos Elias por exemplo.
Grande Abraço a todos!!!
Valeu, obrigado pela atenção :)
Não ligo de usar mantendo os créditos, mas é chato mesmo naquele caso, só se colocando no lugar do autor da foto pra ver como é ruim.
Vlw mesmo, abraços
Postar um comentário