Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em São Paulo, 65% dos ônibus não cumprem os horários estabelecidos pelos paineis de informações nas paradas de ônibus e terminais

sábado, 16 de julho de 2011

Relatório do Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo aponta que 65% das linhas de ônibus da capital descumprem os horários de partidas. Em 2008, a SPTrans começou a instalar painéis nos terminais e corredores de ônibus para informar aos passageiros sobre o horário de chegada e a localização dos veículos, o projeto “Olho Vivo”.  Entretanto, alguns corredores de ônibus não contam com os painéis de informação. Em outros, o horário mostrado nos painéis não coincide com as partidas dos coletivos.

No Terminal Guarapiranga, na Zona Sul, a reclamação sobre a demora é constante. Segundo os passageiros, normalmente os motoristas não cumprem o horário de saída do ônibus e, às vezes, os painéis ficam em manutenção. Entretanto, a equipe de reportagem do SPTV esteve no terminal na manhã desta quinta-feira (14) e o painel estava funcionando, sete minutos adiantado.
Já nos corredores da Avenida Santo Amaro e Nove de Julho, o horário não foi respeitado e o ônibus passou 15 minutos depois do anunciado. Na Avenida M’Boi Mirim, também na Zona Sul, quem usa o transporte público pede que sejam instalados os aparelhos eletrônicos.
Segundo o superintendente da SPTrans, Celso Lopes, existem algumas situações onde o horário previsto não é respeitado pelo motorista ou fiscal. “Para todas essas situações a empresa, quando esse fato é constatado, é autuada. Ele [o painel] funciona bem nos corredores e terminais. Existem problemas e nós fizemos, recentemente, a substituição de todos os equipamentos que fazem o controle.”
O projeto “Olho Vivo” interliga 20 terminais (Parelheiros, Jardim Ângela, Capelinha, João Dias, Cidade Tiradentes, Lapa, Pirituba, A. E. Carvalho, Varginha, Guarapiranga, Grajaú, Sapopemba, Dom Pedro II, Santo Amaro, Bandeira, Princesa Isabel, Vila Nova Cachoeirinha, Mercado, Sacomã e Campo Limpo) e cinco corredores de ônibus (Pirituba-Lapa-Centro, Campo Limpo-Rebouças-Centro, Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro, Santo Amaro-Nove de Julho-Centro, Expresso Tiradentes).
A SPTrans controla os itinerários, monitorando por circuito fechado de televisão e fiscais os horários de saída dos veículos dos terminais e o tempo que levam durante o trajeto. O sistema monitora 247 km de vias e corredores, dando informações de velocidade média dos ônibus e tempo de percursos atualizados de hora em hora.


Fonte: G1 SP

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960