Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Salvador, Ciclistas pedem mais respeito no trânsito

terça-feira, 19 de julho de 2011

O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores – o que inclui carros, motocicletas, bicicletas e pedestres –. A determinação, entretanto, é pouco aplicada nas vias e rodovias de todo o país, resultando cada vez mais em acidentes, como o que vitimou o ciclista Jaimilson Gomes, 33 anos, morto no domingo (10), após ser atropelado por um carro modelo Eco Sport, na Avenida Centenário.

Ontem, o Movimento Bicicletada Salvador / Massa Crítica realizou um ato em protesto contra a violência no trânsito. Cerca de 200 pessoas pedalaram do 5º Centro de Saúde (local que ocorreu o acidente) até o Dique do Tororó, onde deram uma volta simbólica.

“Queremos chamar atenção dos motoristas para que eles percebam que em cima de uma bicicleta há uma vida. Há vários pais de família que utilizam esse meio de transporte, e infelizmente precisamos dividir espaço com os ônibus e carros, já que a grande Salvador não tem tantas ciclovias”, desabafou Luís Roberto de Souza, integrante do grupo.


Na concentração, os manifestantes pintaram o asfalto, com a marca dos ciclistas na faixa direita da via – espaço destinado para a circulação da categoria, conforme determina o CTB – e deixaram flores em homenagem ao colega morto. Em coro, o grupo gritava ‘Ô motorista, respeite o ciclista’ e exibiam um imenso cartaz com a frase: ‘Vale a pena o esforço pela paz no trânsito’.


Além do ato, o Movimento pretende lançar uma campanha em defesa da causa. O grupo participa na terça (26) de uma ampla discussão, em sessão especial na Câmara Municipal, com apresentação do projeto de lei de mobilidade urbana sobre duas rodas, de autoria do vereador Gilmar Santiago, cujo objetivo é incentivar o uso de bicicletas, através da redução do custo do equipamento e da construção de mais ciclovias pela cidade. Atualmente o único espaço destinado à prática é na orla marítima.

“É importante deixar claro que a nossa luta não é apenas por mais ciclovias nas cidades. Só isto não basta. Nós queremos e precisamos de um sistema cicloviário, que não se resume simplesmente em mais pistas, mas engloba as ciclovias, as ciclofaixas, faixas compartilhadas, bicicletários e para-ciclo (estacionamentos para bicicletas), além da sinalização vertical e horizontal em todo o trecho”, pontua Roque Almeida, um dos organizadores do evento.

Segundo ele, tão importante quanto à disponibilidade destes equipamentos, é a criação de políticas públicas que eduque os cidadãos no trânsito. “Não basta construir ciclovias para segregar as bicicletas dos carros. É preciso educar o povo para que os dois veículos convivam juntos sem choques. Ainda não temos uma cultura de respeitar e proteger o outro, o menor no trânsito”, ressalta.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960