Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Recife vai na contramão da mobilidade urbana

sábado, 11 de junho de 2011

Em qualquer lugar do mundo o transporte público de massa é prioridade. Ampliar os corredores exclusivos não é apenas obrigação, é uma necessidade. Não para a Prefeitura do Recife. Não é de agora que os ônibus vêm disputando espaço com o restante da frota. Na Ponte Paulo Guerra, na Zona Sul, o corredor exclusivo não existe mais e em avenidas importantes como Mascarenhas de Morais, Abdias de Carvalho e a própria Domingos Ferreira, quem usa o transporte público pena em um trânsito de vias entupidas, sem nenhuma prioridade para o transporte de massa. A decisão de abrir os poucos corredores exclusivos para os táxis, baseada na tese de que ele também é um transporte público é frágil. Por duas razões: o táxi transporta menos pessoas e só uma pequena parcela tem acesso.
Na opinião de especialistas em trânsito, esse tipo de experiência, já adotada em São Paulo, só tem condições de funcionar em corredores com uma larga capacidade de fluxo. Eles são unânimes em apontar os corredores das avenidas Conde da Boa Vista e Caxangá entre os que já operam no limite, principalmente o primeiro. Pois não é que os dois estão nessa experiência municipal! Outro ponto preocupante é quanto à fiscalização. Se hoje há invasão de carros nas faixas exclusivas da Caxangá, quem fiscalizará se o táxi estará ou não transportando passageiros? Ainda bem que é só uma experiência.


Cidade do Recife é carente de corredores de ônibus



Fonte: Diario de Pernambuco

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960