Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Recife vai na contramão da mobilidade urbana

sábado, 11 de junho de 2011

Em qualquer lugar do mundo o transporte público de massa é prioridade. Ampliar os corredores exclusivos não é apenas obrigação, é uma necessidade. Não para a Prefeitura do Recife. Não é de agora que os ônibus vêm disputando espaço com o restante da frota. Na Ponte Paulo Guerra, na Zona Sul, o corredor exclusivo não existe mais e em avenidas importantes como Mascarenhas de Morais, Abdias de Carvalho e a própria Domingos Ferreira, quem usa o transporte público pena em um trânsito de vias entupidas, sem nenhuma prioridade para o transporte de massa. A decisão de abrir os poucos corredores exclusivos para os táxis, baseada na tese de que ele também é um transporte público é frágil. Por duas razões: o táxi transporta menos pessoas e só uma pequena parcela tem acesso.
Na opinião de especialistas em trânsito, esse tipo de experiência, já adotada em São Paulo, só tem condições de funcionar em corredores com uma larga capacidade de fluxo. Eles são unânimes em apontar os corredores das avenidas Conde da Boa Vista e Caxangá entre os que já operam no limite, principalmente o primeiro. Pois não é que os dois estão nessa experiência municipal! Outro ponto preocupante é quanto à fiscalização. Se hoje há invasão de carros nas faixas exclusivas da Caxangá, quem fiscalizará se o táxi estará ou não transportando passageiros? Ainda bem que é só uma experiência.


Cidade do Recife é carente de corredores de ônibus



Fonte: Diario de Pernambuco

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960