Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Usuários da Circular em Rio Preto reclamam de falta de cobradores, superlotação, linhas insuficientes e atraso, entre outros problemas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Em 63 anos, Circular Santa Luzia acumula problemas que atormentam a vida dos usuários de transporte urbano em Rio Preto.
Não adianta só reduzir o preço da tarifa de R$ 2,30 para R$ 2,10, como promete o prefeito Valdomiro Lopes (PSB). A  concessionária  terá de resolver problemas de superlotação, linhas insuficientes, falta de limpeza e manutenção dos veículos, horários atrasados, acessibilidade,  falta de segurança e ausência de  cobradores.
O BOM DIA percorreu nesta quarta (11) à tarde pontos de ônibus, principalmente na zona norte da cidade, para ouvir os passageiros quanto à qualidade do serviço prestado pela concessionária.
No Jardim Nunes, os moradores Paulo Pereira, 67 anos, Alessandra Gabriel, 37, e Luzia Lopes da Silva, 58, foram unânimes em afirmar que os ônibus que fazem a linha do bairro atrasam, em  média, 40 minutos.
“Tem dia que chego atrasada no trabalho por causa desses atrasos. Alguns motoristas  nem param no ponto porque o veículo já está lotado “, afirma Alessandra.
Além do atraso e linhas insuficientes, Paulo reclama que, como não há cobradores em todos os horários da linha, muitos motoristas fazem a cobrança da passagem enquanto dirigem.
“A falta de cobradores coloca em risco a vida de todos. Questão deve ser revista”, diz Paulo.
O BOM DIA usou a linha do Solo Sagrado nesta quarta (11) e constatou que, além de todos os 44  passageiros sentados, outros  54 estavam em pé, ou seja, 98 pessoas dentro do ônibus.  O limite permitido é de 74 pessoas no caso deste veículo. 

Clique para ampliar
A dona-de-casa Antônia Abriciano, 43, moradora da Vila Toninho, não usa mais o transporte urbano à noite depois da onda de assaltos a motoristas de  circulares. “Por duas vezes o ônibus em que estava foi assaltado com homens armados com revólver e faca. Quando preciso sair de casa à noite, prefiro  mototáxi, porque acho mais seguro”, afirma Antônia.
Moradores do bairro Dom Lafayette reclamam de assentos quebrados. “Há dois meses que uso o mesmo ônibus dessa linha e dois assentos permanecem quebrados há 15 dias”, diz a vendedora Érica Carla Nunes, 25.
Atendente demora 2 horas e meia para chegar ao trabalho
A atendente Kely de Lima Moretti, de 25 anos, demora 2 horas e meia para conseguir levar os filhos à escola e ir trabalhar. Ela e os filhos Gabriel de Lima Moretti, 3 anos, e Miguel de Lima Maretti, 1 ano, acordam às 5h.
A família pega o ônibus da linha Jardim Gabriela, às 5h40, até o terminal rodoviário. Às 6h30, eles pegam o do Jardim Nunes e descem em ponto próximo à Escola Estadual Dr. Adelicio Teodoro.
 “Por volta das 7h, depois de ter deixado os dois na escola ando mais seis quarteirões para pegar o do Jardim Antunes para voltar ao terminal rodoviário”, diz Kely.
A atendente consegue chegar ao terminal rodoviário às 8h10. “Tinha de ter uma linha para ligar esses dois bairros”, afirma Kely.
O trajeto feito por ela é de 30 quilômetros. De carro, Kely levaria menos de meia hora. “À tarde tenho de fazer esse caminho de novo para buscá-los na escola.”
A Circular Santa Luzia afirma que a criação de linhas é de responsabilidade da prefeitura e que o sistema radial (onde todos os ônibus convergem para o Centro) é baseado em  um estudo do tráfego feito em 1990.

Circular  reclama de trânsito e diz que segue normas A Circular culpa o excesso de trânsito pelos atrasos e afirma que segue normas federais sobre a quantidade de passageiros transportados em cada ônibus, que seria de seis pessoas por metro quadrado, o que dá, no máximo, segundo a empresa, 74 passageiros por veículo. Cada ônibus tem capacidade para transportar 44 pessoas sentadas.
Sobre atrasos de mais de 40 minutos nas linhas do Antunes, a assessoria da empresa sustenta que se trata de um bairro muito distante e a falta de corredor exclusivo de ônibus dificulta o aceso rápido ao local. No Dom Lafayette a justificativa é de que a demanda no local não seria muito grande daí a razão da quantidade menor de ônibus.
Sobre cadeira quebrada em ônibus que faz a linha na avenida Mirassolândia, a Circular informou que a peça será trocada.
A empresa se nega a fornecer a quantidade de linhas que tem cobradores. Afirma ainda que 60% dos 70 mil passageiros diários utilizam cartão eletrônico, o que dispensaria o cobrador.
73 anosé o período mínimo que a Circular Santa Luzia ficará no domínio do transporte coletivo em Rio Preto 
Primeiro lote A Circular Santa Luzia venceu o primeiro e principal lote da concessão de transporte coletivo que tem 35 linhas, cobrindo toda a zona norte, onde moram cerca de 150 pessoas. 

Segundo loteA prefeitura espera abrir as propostas do lote 2, para mais 22 linhas, na semana que vem. Cobra, no mínimo, R$ 2 milhões. O lote 1 vai ser concedido por R$ 7,1 milhões.

Fonte: Rede Bom Dia (Luciano Moura)

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960