O esgotamento do sistema viário será provavelmente um dos principais problemas a serem enfrentados pelos turistas que visitarem Curitiba durante a Copa de 2014. Hoje, o Paraná tem uma frota aproximada de cinco milhões de veículos, com 2,6 milhões apenas em Curitiba. Assim, a capital paranaense requer urgência na conclusão das obras de mobilidade urbana antes do Mundial.
A exceção do conjunto de obras que compõem as Vias de Integração Radiais Metropolitanas e o Corredor Metropolitano, os trabalhos para melhorar a mobilidade em Curitiba seguem dentro dos prazos estipulados na Matriz de Responsabilidade assinada em janeiro de 2010 entre o governo federal, paranaense e curitibano. Os investimentos chegam a R$ 241,5 milhões, e uma parte desses recursos já está sendo aplicada pela prefeitura.
No caso das vias de integração – corredores entre o aeroporto Afonso Pena e o centro da cidade – a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) informa que somente agora os projetos serão avaliados e que um novo cronograma será ajustado com o Ministério das Cidades. Segundo o presidente da Comec, Gil Polidoro, a reunião com o ministério estava prevista para fevereiro passado, mas foi adiada.
A exceção do conjunto de obras que compõem as Vias de Integração Radiais Metropolitanas e o Corredor Metropolitano, os trabalhos para melhorar a mobilidade em Curitiba seguem dentro dos prazos estipulados na Matriz de Responsabilidade assinada em janeiro de 2010 entre o governo federal, paranaense e curitibano. Os investimentos chegam a R$ 241,5 milhões, e uma parte desses recursos já está sendo aplicada pela prefeitura.
No caso das vias de integração – corredores entre o aeroporto Afonso Pena e o centro da cidade – a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) informa que somente agora os projetos serão avaliados e que um novo cronograma será ajustado com o Ministério das Cidades. Segundo o presidente da Comec, Gil Polidoro, a reunião com o ministério estava prevista para fevereiro passado, mas foi adiada.
Carro particular
O planejamento da cidade sempre ignorou o automóvel particular, diz o professor Pedro Akishino, especialista em Engenharia de Tráfego da Universidade Federal do Paraná. "O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC) e as autoridades de Curitiba sempre privilegiaram o transporte coletivo, apesar de vários alertas da Universidade sobre o crescimento da frota de veículos particulares. Os carros multiplicaram-se em número enorme e continuam enchendo as vias, de um lado a outro da cidade e hoje a reclamação é generalizada."
Para este setor, a prefeitura prevê novas obras até 2014. Entre elas está o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Considerado um dos grandes projetos a favor da mobilidade, com investimento previsto de R$ 10 milhões, o SIM é composto por melhorias nos controles de tráfego, circuito fechado de televisão, sistemas de operação de emergências, controle de estacionamento regulamentado, fiscalização eletrônica e controle de infrações e de informações ao usuário, com o uso de painéis de mensagens variáveis.
O planejamento da cidade sempre ignorou o automóvel particular, diz o professor Pedro Akishino, especialista em Engenharia de Tráfego da Universidade Federal do Paraná. "O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC) e as autoridades de Curitiba sempre privilegiaram o transporte coletivo, apesar de vários alertas da Universidade sobre o crescimento da frota de veículos particulares. Os carros multiplicaram-se em número enorme e continuam enchendo as vias, de um lado a outro da cidade e hoje a reclamação é generalizada."
Para este setor, a prefeitura prevê novas obras até 2014. Entre elas está o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Considerado um dos grandes projetos a favor da mobilidade, com investimento previsto de R$ 10 milhões, o SIM é composto por melhorias nos controles de tráfego, circuito fechado de televisão, sistemas de operação de emergências, controle de estacionamento regulamentado, fiscalização eletrônica e controle de infrações e de informações ao usuário, com o uso de painéis de mensagens variáveis.
Softwares avançados e modernos equipamentos trarão melhorias ao trânsito e ao transporte coletivo, aprimorando a mobilidade em toda a cidade e também nas vias de ligação com a Região Metropolitana.
No segmento de transporte público, a prefeitura irá colocar em funcionamento 24 novos ônibus biarticulados (veja box), com capacidade para transportar 250 passageiros cada um.
Mas, na opinião de Akishino, as medidas tomadas pela prefeitura são paliativas, pois logo haverá novo saturamento. “Ainda que o transporte coletivo, com a implantação de novos ônibus e linhas tenha um aspecto positivo, a realidade nas ruas nos coloca diante do desafio sobre o que fazer com os carros”, diz o professor.
Mas, na opinião de Akishino, as medidas tomadas pela prefeitura são paliativas, pois logo haverá novo saturamento. “Ainda que o transporte coletivo, com a implantação de novos ônibus e linhas tenha um aspecto positivo, a realidade nas ruas nos coloca diante do desafio sobre o que fazer com os carros”, diz o professor.
- Algumas Obras e seus prazos
BRT Aeroporto-Estação Rodoferroviária Mar 2011 Dez 2012
Sistema Integrado de Monitoramento Jan 2011 Dez 2012
BRT Av. Cândido de Abreu Mar 2011 Mar 2012
Requalif. da Rodoferroviária Jun 2011 Dez 2012
Extensão da Linha Verde Sul Jun 2011 Dez 2012
Requalif. Terminal Sta. Cândida Out 2010 Out 2012
Requalif. Corr.Marechal Floriano Jan 2011 Jul 2012
Corredor Metropolitano (vários trechos) Abr 2011 Dez 2012
Vias de integração metropolitana Set 2010 Jun 2012
Fonte: Ministério do Esporte/Matriz de Responsabilidade
Sistema Integrado de Monitoramento Jan 2011 Dez 2012
BRT Av. Cândido de Abreu Mar 2011 Mar 2012
Requalif. da Rodoferroviária Jun 2011 Dez 2012
Extensão da Linha Verde Sul Jun 2011 Dez 2012
Requalif. Terminal Sta. Cândida Out 2010 Out 2012
Requalif. Corr.Marechal Floriano Jan 2011 Jul 2012
Corredor Metropolitano (vários trechos) Abr 2011 Dez 2012
Vias de integração metropolitana Set 2010 Jun 2012
Fonte: Ministério do Esporte/Matriz de Responsabilidade
Share |
Ônibus biarticulado tem capacidade para 250 pessoas (crédito: Prefeitura de Curitiba/Div.)
0 comentários:
Postar um comentário