As novas regras do corredor exclusivo para ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, ainda geram dúvidas para motoristas e pedestres. No primeiro dia de funcionamento da fiscalização eletrônica na via, nesta segunda-feira (14), um taxista ficou parado mais de dez minutos dentro do BRS (Bus Rapid System), do lado direito da pista. O motorista Sílvio Bernardo, de 69 anos, disse que não sabia que não podia embarcar e desembarcar passageiro no local.
- Eu não sabia que não podia parar à direita para embarcar e desembarcar passageiro. É complicado, porque o cliente quer conforto e não temos como atender e oferecer o melhor serviço a ele.
Desde o início do funcionamento do BRS em Copacabana, no dia 19 de março, apenas ônibus municipais e táxis ocupados com passageiros têm permissão para circular pelo corredor preferencial. Táxis especiais adaptados para portadores de necessidades e veículos de transporte escolar também podem acessar o lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana para embarcar ou desembarcar passageiros.
Nesta segunda-feira, um ônibus escolar foi flagrado pela equipe do R7 circulando no corredor. A Secretaria Municipal de Transportes informou que este tipo de veículo não pode transitar nas faixas preferenciais para ônibus.
Baias podem ser usadas para desembarque de táxis
Segundo a secretaria, o uso das baias (recuos nas calçadas) situadas do lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana está permitido apenas para o desembarque de passageiros de táxis. O embarque deverá continuar a ser feito no lado esquerdo da via e nas ruas transversais.
O serviço de carga e descarga só é permitido nas ruas transversais. Segundo a secretaria, os estabelecimentos que possuem o recuo na calçada podem continuar utilizando a baia para carga e descarga.
As normas de circulação dentro do BRS permitem aos veículos trafegar dentro da faixa azul para executar o giro à direita ou acessar as garagens. Para a secretaria, as baias equivalem a garagens e não interferem na fluidez do tráfego, seja no corredor dos ônibus seja do lado esquerdo.
O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente.
Fiscais orientam motoristas, mas não podem multá-los
Nesta segunda-feira, um caminhão particular de lixo estava parado do lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana, em frente a uma loja de eletrodomésticos, entre as ruas Raimundo Corrêa e Santa Clara. Um agente de fiscalização da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio) alertou o motorista, mas ele não chegou a ser multado.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os 70 guardas municipais e fiscais da CET-Rio, que trabalham entre 7h e 21h, não têm autorização para multar sobre imprudência no BRS. Os 11 radares e as três câmeras que foram instalados ao longo dos três quilômetros da Nossa Senhora de Copacabana monitoram o comportamento dos motoristas. Quem não obedecer às regras perderá três pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e pagará multa de R$ 53,20.
Corredor ainda divide opiniões
O morador do bairro e aposentado Alcides Dias Mourão, 83 anos, acredita que a fiscalização eletrônica vai inibir a indisciplina dos motoristas. Para ele, a iniciativa da prefeitura é positiva.
- Acho que esta mudança vai educar mais os motoristas em geral. As pessoas querem tudo na porta de casa. Não vejo problema de o idoso atravessar a rua e pegar o táxi do lado esquerdo da via. Acredito que vai funcionar e considero estas novas regras um progresso.
O taxista Nilton Macedo, de 55 anos, disse que a tensão dos motoristas irá aumentar com o monitoramento de câmeras.
- Nós já temos que lidar com o estresse do trânsito, somos obrigados a saber as regras de direção defensiva e, agora, teremos que prestar mais atenção ainda para não sermos multados.
Rua Barata Ribeiro deve ganhar corredor exclusivo até o final de março
A Secretaria Municipal de Transportes informou nesta segunda-feira que a rua Barata Ribeiro, também em Copacabana, receberá o corredor exclusivo para ônibus até o fim deste mês. A prefeitura está aguardando apenas a conclusão dos trabalhos do asfalto liso na rua. O BRS também vai se extender à rua Raul Pompeia.
Ao contrário do que foi informado no mês passado, a prefeitura ainda não definiu se os próximos bairros a ganharem as faixas únicas serão Jardim Botânico e Botafogo, na zona sul, e Tijuca, na zona norte.
- Eu não sabia que não podia parar à direita para embarcar e desembarcar passageiro. É complicado, porque o cliente quer conforto e não temos como atender e oferecer o melhor serviço a ele.
Desde o início do funcionamento do BRS em Copacabana, no dia 19 de março, apenas ônibus municipais e táxis ocupados com passageiros têm permissão para circular pelo corredor preferencial. Táxis especiais adaptados para portadores de necessidades e veículos de transporte escolar também podem acessar o lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana para embarcar ou desembarcar passageiros.
Nesta segunda-feira, um ônibus escolar foi flagrado pela equipe do R7 circulando no corredor. A Secretaria Municipal de Transportes informou que este tipo de veículo não pode transitar nas faixas preferenciais para ônibus.
Baias podem ser usadas para desembarque de táxis
Segundo a secretaria, o uso das baias (recuos nas calçadas) situadas do lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana está permitido apenas para o desembarque de passageiros de táxis. O embarque deverá continuar a ser feito no lado esquerdo da via e nas ruas transversais.
O serviço de carga e descarga só é permitido nas ruas transversais. Segundo a secretaria, os estabelecimentos que possuem o recuo na calçada podem continuar utilizando a baia para carga e descarga.
As normas de circulação dentro do BRS permitem aos veículos trafegar dentro da faixa azul para executar o giro à direita ou acessar as garagens. Para a secretaria, as baias equivalem a garagens e não interferem na fluidez do tráfego, seja no corredor dos ônibus seja do lado esquerdo.
O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente.
Fiscais orientam motoristas, mas não podem multá-los
Nesta segunda-feira, um caminhão particular de lixo estava parado do lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana, em frente a uma loja de eletrodomésticos, entre as ruas Raimundo Corrêa e Santa Clara. Um agente de fiscalização da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio) alertou o motorista, mas ele não chegou a ser multado.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os 70 guardas municipais e fiscais da CET-Rio, que trabalham entre 7h e 21h, não têm autorização para multar sobre imprudência no BRS. Os 11 radares e as três câmeras que foram instalados ao longo dos três quilômetros da Nossa Senhora de Copacabana monitoram o comportamento dos motoristas. Quem não obedecer às regras perderá três pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e pagará multa de R$ 53,20.
Corredor ainda divide opiniões
O morador do bairro e aposentado Alcides Dias Mourão, 83 anos, acredita que a fiscalização eletrônica vai inibir a indisciplina dos motoristas. Para ele, a iniciativa da prefeitura é positiva.
- Acho que esta mudança vai educar mais os motoristas em geral. As pessoas querem tudo na porta de casa. Não vejo problema de o idoso atravessar a rua e pegar o táxi do lado esquerdo da via. Acredito que vai funcionar e considero estas novas regras um progresso.
O taxista Nilton Macedo, de 55 anos, disse que a tensão dos motoristas irá aumentar com o monitoramento de câmeras.
- Nós já temos que lidar com o estresse do trânsito, somos obrigados a saber as regras de direção defensiva e, agora, teremos que prestar mais atenção ainda para não sermos multados.
Rua Barata Ribeiro deve ganhar corredor exclusivo até o final de março
A Secretaria Municipal de Transportes informou nesta segunda-feira que a rua Barata Ribeiro, também em Copacabana, receberá o corredor exclusivo para ônibus até o fim deste mês. A prefeitura está aguardando apenas a conclusão dos trabalhos do asfalto liso na rua. O BRS também vai se extender à rua Raul Pompeia.
Ao contrário do que foi informado no mês passado, a prefeitura ainda não definiu se os próximos bairros a ganharem as faixas únicas serão Jardim Botânico e Botafogo, na zona sul, e Tijuca, na zona norte.
Fonte: R7.com
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