Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Metrô-DF altera sistema de bilhetagem e usuários terão que se recadastrar

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Metrô-DF iniciou a fase de teste para a implementação de um novo sistema de bilhetagem, dividindo os usuários em grupos específicos e destinando um cartão para cada um deles. A estimativa é que a nova tecnologia já esteja funcionando até o começo de abril, quando acabará a bilhetagem de papel.

De acordo com o que foi informado pela assessoria de imprensa do Metrô, essa mudança será feita aos poucos, de forma gradativa, priorizando os estudantes - que representam a maior demanda.

Novidades

Cinco tipos de cartões de acesso ao metrô já estão disponíveis desde o começo do ano, são eles: gratuidade, estudante, vale-transporte, idoso e múltiplo. A distribuição dos cartões de estudante começou na segunda-feira (31/1) em seis estações: Galeria, Águas Claras, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Terminal Samambaia e Guará. A estimativa é que 50 mil pessoas se recadastrem somente nesse tipo de cartão.

Para fazer o cadastramento, o interessado deve acessar o endereço http://www.metro.df.gov.br/ e clicar no selo do cartão que deseja adquirir. Um horário será agendado para o usuário comparecer a uma das estações.

Com o novo sistema, será possível recarregar pela internet. Para isto, basta o usuário imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento. Depois, é só passar o cartão em alguma máquina de carregamento (totem), que estarão disponíveis em todas as estações, assim que o novo sistema estiver devidamente implantado. Até o momento, há apenas um totem piloto em Águas Claras, mas o Metrô espera receber outros equipamentos ainda nesta semana.

Carão Estudantil:
Para quem vai fazer o cartão pela primeira vez, é necessário entregar cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, declaração escolar, comprovante de residência, 1 foto 3x4 atual, documento de identidade do responsável se for menor e, para quem trabalha, declaração do empregador de que não recebe vale-transporte. Em posse da documentação, o estudante deve se dirigir a um dos postos de atendimento nas estações Galeria, Águas Claras, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Terminal Samambaia ou Guará.

Cartão Múltiplo:
Com este cartão, o usuário poderá comprar várias viagens de uma só vez. Para quem já tem o cartão, basta ir até uma das bilheterias para fazer a troca. Para obter um novo, o interessado deve se cadastrar no site do Metrô e comparecer a qualquer estação para retirá-lo.

Cartão vale-transporte:
Destinado a empregadores para a inserção de créditos de passagens dos funcionários. Também é necessária a realização de cadastro no site do Metrô-DF. A entrega do primeiro cartão será feita no Centro Administrativo e Operacional da companhia, em Águas Claras.

Cartão Gratuidade e Idoso:
A troca dos cartões para idosos, pessoas com deficiência e outros que tenham direito a gratuidade (militares fardados, por exemplo) também ocorrerá de forma gradativa. Pessoas com deficiência devem estar previamente cadastradas na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Enquanto isso, o acesso continua liberado mediante apresentação de documento legal.

Outras informações podem ser obtidas no atendimento ao usuário, pelo número 3353-7373 ou pelo e-mail atendimentoaousuario@metro.df.gov.br.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960