Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Cuiabá terá grandes avanços no transporte coletivo devido a copa do mundo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A vida para os 380 mil usuários do transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande não deve ser a mesma após a implantação do sistema BRT. Esta também é uma das grandes apostas para a melhoria do trânsito na Capital e uma das exigências da Fifa para Cuiabá sediar os jogos da Copa de 2014.
Isso porque, durante os jogos, 60% dos torcedores devem usar o transporte coletivo para chegar até a arena dos jogos, centros de treinamentos, aeroporto, fan park e hotéis. Eles vão embora, mas as obras ficam para atender a população cuiabana e de Várzea Grande. Segundo o presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, as melhorias vão ocorrer nos veículos e nos horários. "A frota oferecerá mais conforto, segurança, qualidade e poderá atuar com pontualidade."
O BRT terá duas rotas: CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro. Os ônibus vão operar com 3 diferentes tipos de linhas. O convencional, o expresso, sem paradas, e semiexpresso, com apenas 3 paradas. Com isso, a meta é reduzir pela metade o tempo gasto em cada viagem.

Sistema - O BRT CPA-Aeroporto sairá de um terminal no CPA 1 e seguirá pela avenida CPA-Prainha, FEB até aeroporto. Neste corredor, serão implantadas 21 estações de embarque e desembarque de passageiros. Uma delas no Morro da Luz, na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha).
Além da rota principal, que será percorrida por 2 sistemas, convencional e expresso, haverá outras linhas que saem do terminal e passarão por outros bairros. Uma pela rodoviária e outra pela avenida Dante de Oliveira.
A segunda rota do BRT sairá do Coxipó, onde será instalado um terminal, com destino ao centro de Cuiabá. Os veículos passarão pela Getúlio Vargas, Isaac Póvoas até a Prainha. Uma das principais mudanças será a construção de uma estação elevada no trevo da UFMT e do shopping. Neste corredor são outras 15 estações. A entrada e a saída dos passageiros serão controladas por catracas, nas estações, e não dentro dos ônibus.
Todos os veículos e estações serão adaptados para portadores de necessidades especiais. As estações terão informações sonoras e visuais para deficientes visuais e auditivos, e rampas de acesso.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960