O estado precário dos terminais de ônibus urbanos do Rio nem de longe lembra a rede de transporte esperada para uma cidade que receberá dois grandes eventos internacionais e dá uma ideia do tamanho do desafio que as autoridades terão que enfrentar para dar conta das melhorias exigidas no caderno de encargos da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Em setembro do ano passado, a Prefeitura do Rio classificou como “um marco para a cidade” o novo modelo de concessão para as linhas de ônibus, que dividiu as 41 empresas que já operavam antes em quatro consórcios.
Em setembro do ano passado, a Prefeitura do Rio classificou como “um marco para a cidade” o novo modelo de concessão para as linhas de ônibus, que dividiu as 41 empresas que já operavam antes em quatro consórcios.
Fonte: R7.com
Com o compromisso de investir R$ 1,8 bilhão em melhorias, as empresas ganharam o direito de operar o sistema de transporte rodoviário na cidade por mais vinte anos.
A reforma e a manutenção dos terminais está entre os compromissos assumidos pelas empresas com a prefeitura, mas, quase quatro meses depois, as mudanças mais visíveis para os passageiros por enquanto se limitam à troca das cores dos ônibus.
Enquanto as obras não vêm, passageiros e trabalhadores do setor são obrigados a conviver diariamente com muita sujeira, insegurança, má conservação e falta de ordem.
Enquanto as obras não vêm, passageiros e trabalhadores do setor são obrigados a conviver diariamente com muita sujeira, insegurança, má conservação e falta de ordem.
Em péssimo estado de conservação, o terminal da Pavuna, na zona norte, há dois anos aguarda a desativação prometida pela prefeitura do Rio. Em março de 2009, o prefeito Eduardo Paes decidiu desapropriar a rodoviária, até então administrada por uma empresa privada, e prometeu construir no local uma praça ou um parque.
Mas o que se vê hoje são enormes crateras cheias de lama no principal acesso dos ônibus às plataformas, muita sujeira e um cenário de total abandono, embora a rodoviária fique ao lado de uma das sedes da administração regional da prefeitura do Rio e do fórum regional. Poucos motoristas se arriscam a manobrar em meio às pistas esburacadas, como conta José Andrade Ferreira, que trabalha no terminal há 15 anos.
- Sempre foi assim, mas está ficando cada vez pior. Há muito tempo os motoristas pararam de entrar pelo acesso do terminal. Temos que dar a volta e entrar de ré, o que também acaba tumultuando o trânsito.
- Sempre foi assim, mas está ficando cada vez pior. Há muito tempo os motoristas pararam de entrar pelo acesso do terminal. Temos que dar a volta e entrar de ré, o que também acaba tumultuando o trânsito.
Falta de segurança e sujeira são as principais queixas
O segundo andar, que já abrigou lojas, um supermercado e até uma academia, hoje serve de banheiro público para moradores de rua, principalmente nas escadas, onde o cheiro de urina e fezes é fortíssimo. Dois motoristas foram flagrados pela reportagem urinando nos ônibus estacionados.
- Fazer onde? Eu gostaria de trabalhar em um lugar melhor, onde tivesse pelo menos um banheiro, mas aqui não tem.
- Fazer onde? Eu gostaria de trabalhar em um lugar melhor, onde tivesse pelo menos um banheiro, mas aqui não tem.
Dono de um bar na rua Professor Lindolfo Gomes, que dá acesso à rodoviária da Pavuna, José Bernardo Filho, de 54 anos, conta que a clientela tem diminuído.
- As pessoas passam por aqui apressadas. Fico aberto até às 22h, no máximo. Depois disso, é bem perigoso.
A falta de segurança e a sujeira são os principais problemas apontados por trabalhadores e usuários do terminal Padre Henrique Otte, que fica bem atrás da rodoviária Novo Rio, porta de entrada para milhares de turistas. Embora tenha passado por uma reforma há cerca de dois anos, o terminal, que é administrado pelo Rio Ônibus (sindicado que representa as empresas), ainda sofre com a degradação e a falta de ordem que, aliás, toma conta de todo o entorno da rodoviária.
Motoristas e cobradores contam que no último dia 5 uma passageira teve a bolsa roubada por um menino de rua quando subia em um ônibus. Na semana passada, um adolescente invadiu um coletivo pela janela e assaltou a trocadora, conta um fiscal que não quis se identificar.
- Isso aqui está abandonado, é uma vergonha. Já liguei para a polícia pelo menos três vezes e eles nunca vêm.
Além do forte assédio de taxistas que atuam ilegalmente na rodoviária, os turistas também têm que ficar atentos aos usuários de drogas que perambulam pela região e costumam pedir dinheiro aos passageiros.
- Quando eles percebem alguém pedindo informação pra gente, vêm logo atrás porque sabem que é turista. É muito complicado, muitas vezes servimos de segurança.
No Américo Fontenelle, atrás da Central do Brasil, e de onde partem dezenas de ônibus para a baixada, os problemas do terminal refletem o abandono e a degradação do entorno. Faltam lâmpadas, longos trechos do telhado estão sem cobertura e usuários aguardam os coletivos em meio ao forte cheiro de urina. Calçadas quebradas e bancas enferrujadas completam o cenário de degradação. Além disso, é grande a presença de moradores de rua e usuários de crack dormindo nas plataformas, lamenta João Carlos Gomes, que todos os dias circula pelo terminal.
Além do forte assédio de taxistas que atuam ilegalmente na rodoviária, os turistas também têm que ficar atentos aos usuários de drogas que perambulam pela região e costumam pedir dinheiro aos passageiros.
- Quando eles percebem alguém pedindo informação pra gente, vêm logo atrás porque sabem que é turista. É muito complicado, muitas vezes servimos de segurança.
No Américo Fontenelle, atrás da Central do Brasil, e de onde partem dezenas de ônibus para a baixada, os problemas do terminal refletem o abandono e a degradação do entorno. Faltam lâmpadas, longos trechos do telhado estão sem cobertura e usuários aguardam os coletivos em meio ao forte cheiro de urina. Calçadas quebradas e bancas enferrujadas completam o cenário de degradação. Além disso, é grande a presença de moradores de rua e usuários de crack dormindo nas plataformas, lamenta João Carlos Gomes, que todos os dias circula pelo terminal.
- Aqui não dá pra bobear.
Em Campo Grande, na zona oeste, a sujeira, a presença de moradores de rua e a má conservação são as principais queixas dos usuários do terminal. No prédio que abriga as lojas e a administração da rodoviária, faltam lâmpadas e ripas do teto, e a fiação está exposta em vários pontos. Para a atendente Leide Louzano, de 26 anos, a aparência do local onde trabalha incomoda.
Em Campo Grande, na zona oeste, a sujeira, a presença de moradores de rua e a má conservação são as principais queixas dos usuários do terminal. No prédio que abriga as lojas e a administração da rodoviária, faltam lâmpadas e ripas do teto, e a fiação está exposta em vários pontos. Para a atendente Leide Louzano, de 26 anos, a aparência do local onde trabalha incomoda.
- Isso aqui precisa de uma boa reforma.
Dono de uma lanchonete há 14 anos, um comerciante que não quis se identificar conta que no dia 30 de novembro recebeu uma notificação informando que a prefeitura assumiria o terminal e, desde então, não soube mais notícias sobre o processo.
- Os comerciantes estão apreensivos. Até agora nada aconteceu, ninguém entrou em contato conosco. Sabemos das coisas pela imprensa.
Prefeito admite problemas e pede paciência
O prefeito Eduardo Paes admitiu que a maioria dos terminais têm problemas, mas ressaltou que "vai levar algum tempo" para que as empresas façam as intervenções previstas no contrato de licitação. Sobre a rodoviária da Pavuna, Paes disse que pretende demolir o terminal, mas que tem enfrentado problemas na justiça para desapropriar o imóvel.
- O problema é que o espaço é privado, não é público. Ali tem um imbróglio desgraçado, estou tentando desapropriar. Quero demolir e fazer outro no lugar, estamos trabalhando nisso há algum tempo. Aquilo é cheio de dívida, é uma confusão jurídica bem complexa.
Em nota, o Rio Ônibus informou que sete terminais já foram remodelados (Alvorada, Usina, dois no Méier, Madureira, Cosme Velho e Padre Henrique Otte) e que outros dois estão em obras (Praça 15 e Cascadura).
Os quatro consórcios vencedores vão assumir a operação dos terminais, mas o edital de licitação não estipula um prazo para que isso aconteça. Apesar disso, as empresas garantem que até 2014 todos “estarão dentro da legislação vigente para a acessibilidade”. A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) afirmou, por sua vez, que as empresas se comprometeram a fazer as obras em seis meses, a partir de novembro do ano passado.
Segundo a Coderte (Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro), todos os terminais da região metropolitana devem passar para a iniciativa privada, cabendo ao órgão apenas a fiscalização e a administração das rodoviárias do interior do estado.
A SMT informou ainda que o terminal de Campo Grande, até então a cargo da Coderte, será administrado pelo consórcio Santa Cruz, que deverá renegociar diretamente com os comerciantes os contratos de locação de lojas e lanchonetes, sem a interferência da prefeitura.
A Coderte informou que a licitação que passará a administração do Américo Fontenelle para a iniciativa privada já foi lançada e aguarda parecer do Tribunal de Contas do município.
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