Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo do futuro terá mais árvores e menos trânsito

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Uma São Paulo organizada, arborizada, trânsito menos congestionado, no máximo meia hora de casa ao trabalho, transporte coletivo de boa qualidade.

É isso o que se espera da São Paulo do futuro. E não será por falta de projetos que a cidade não será assim.

Nunca em sua história a cidade teve tantos projetos urbanos em gestação ou em andamento como agora. E, no papel, a cidade do futuro vai funcionar perfeitamente.

"O que estamos vivendo hoje é um pouco da falta de implementação de projetos ao longo dos últimos 50 anos. Precisamos reverter esse processo", diz Miguel Bucalem, secretário de Desenvolvimento Urbano, responsável ou participante de todos esses projetos.

Entre as ideias em gestação, estão a revitalização da orla ferroviária entre a Lapa (zona oeste) e a Vila Carioca (zona sul, na divisa com São Caetano do Sul) e o incremento de empregos no extremo leste, no entorno da avenida Jacu Pêssego.

Também há ideias para um polo logístico na Vila Maria (zona norte), um centro de eventos em Pirituba (zona norte), um polo tecnológico em Itaquera (zona leste) e um polo cultural no centro.

A revitalização da cracolândia, que será transformada em Nova Luz, é a que está mais avançada. O projeto deve ficar pronto em abril.

Mas quanto tempo vai demorar a transformação? Décadas, admite Bucalem, com a ressalva de que parte das mudanças começa já, com a Nova Luz, o parque Dom Pedro e a Praça das Artes.

E no meio disso tudo vem um projeto para São Paulo em 2040. Deve ficar pronto no fim deste ano.

"Nova York, por exemplo, quer ter mais verde. Nós queremos o quê? Uma cidade de serviços, que já é nossa vocação? Mais qualidade ambiental? Temos que procurar identificar o que a cidade quer e pactuar isso", diz Bucalem.

Fonte: Folha Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960