Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Projeto de expansão da malha de transporte do Rio de Janeiro

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BRT Rio promete revolucionar o sistema de transporte
No projeto de expansão da malha de transporte do Rio de Janeiro para os eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos), um aspecto importante não parece constar da lista de prioridades: a integração entre os diferentes meios de transportes. A afirmação é de Ronaldo Balassiano, professor do programa de Engenharia de Transporte da Coppe-UFRJ, com quem conversei ontem.
A reformulação da infraestrutura inclui a criação de corredores exclusivos para os novíssimos BRTs (Bus Rapid Transit) e ônibus articulados, expansão das linhas de metrô e replanejamento dos itinerários dos ônibus que circulam pela cidade. Se não houver um plano de integração eficiente entre eles corre-se o risco, segundo o engenheiro, de assistirmos a criação de novos nós no sistema de transporte público da cidade.
_ Não vi até o momento um debate sobre como essa estrutura se integrará para facilidar a mobilidade. Hoje temos oito mil ônibus circulando, uma malha metroviária e ferroviária significativa e os novos projetos de criação de corredores expressos. É fundamental que se aproveite e melhore a infraestrutura que já existe, mas tão importante quanto é pensar nos pontos de integração entre os diferentes meios de modo a encurtar as viagens e oferecer conforto a população. Não é possível chegarmos a 2014 e a população continuar, por exemplo, a fazer as viagens no mesmo tempo que em 2011.  _ disse Balassiano.
Para o engenheiro, integrar o sistema de transporte não se trata apenas de pensar em transbordo, mas em criar pontos de integração que ofereçam a população também serviços de utilidade pública e atividades de lazer.
_ Se em cada ponto de baldeação houver um posto de saúde para tirar a pressão ou um posto para emissão de carteira de identidade ou motorista, entre outros serviços, evita-se congestionamenos e a sobrecarga de gente no sistema de transporte. As pessoas terão que se deslocar menos para poder usar os serviços. Uma pessoa em Jacarepagua não precisaria ir ao centro para tirar carteira de identidade, mas até o primeiro posto de integração do sistema de transporte. Não precisaria também ir de carro, o que reduz os congestionamentos _ observa o engenheiro.
Um outro aspecto que ele considera importante é informar a população sobre os novos meios de transporte que a cidade ganhará. O BRT é um deles. Trata-se de um sistema de ônibus mais rápido que os convencionais. Eles circulam em uma via expressa e contam com estações próprias onde o pagamento é antecipado. A maior parte das pessoas não sabem o que é ainda. Para Balassiano, é fundamental que os cidadãos sejam informados com antecedência sobre o serviço por meio de campanhas.
Especialista na área de planejamento de transporte, ele acredita que se houver um investimento na qualidade do serviço de modo a encurtar as viagens e torná-las mais confortáveis, os moradores sentirão mais prazer em circular pela cidade. Ele diz isso porque tem convicção que a pouca eficiência do sistema de transporte público da cidade acaba deixando a população irritada e sem vontade de transitar por ela. Faz sentido.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960