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Projeto de expansão da malha de transporte do Rio de Janeiro

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BRT Rio promete revolucionar o sistema de transporte
No projeto de expansão da malha de transporte do Rio de Janeiro para os eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos), um aspecto importante não parece constar da lista de prioridades: a integração entre os diferentes meios de transportes. A afirmação é de Ronaldo Balassiano, professor do programa de Engenharia de Transporte da Coppe-UFRJ, com quem conversei ontem.
A reformulação da infraestrutura inclui a criação de corredores exclusivos para os novíssimos BRTs (Bus Rapid Transit) e ônibus articulados, expansão das linhas de metrô e replanejamento dos itinerários dos ônibus que circulam pela cidade. Se não houver um plano de integração eficiente entre eles corre-se o risco, segundo o engenheiro, de assistirmos a criação de novos nós no sistema de transporte público da cidade.
_ Não vi até o momento um debate sobre como essa estrutura se integrará para facilidar a mobilidade. Hoje temos oito mil ônibus circulando, uma malha metroviária e ferroviária significativa e os novos projetos de criação de corredores expressos. É fundamental que se aproveite e melhore a infraestrutura que já existe, mas tão importante quanto é pensar nos pontos de integração entre os diferentes meios de modo a encurtar as viagens e oferecer conforto a população. Não é possível chegarmos a 2014 e a população continuar, por exemplo, a fazer as viagens no mesmo tempo que em 2011.  _ disse Balassiano.
Para o engenheiro, integrar o sistema de transporte não se trata apenas de pensar em transbordo, mas em criar pontos de integração que ofereçam a população também serviços de utilidade pública e atividades de lazer.
_ Se em cada ponto de baldeação houver um posto de saúde para tirar a pressão ou um posto para emissão de carteira de identidade ou motorista, entre outros serviços, evita-se congestionamenos e a sobrecarga de gente no sistema de transporte. As pessoas terão que se deslocar menos para poder usar os serviços. Uma pessoa em Jacarepagua não precisaria ir ao centro para tirar carteira de identidade, mas até o primeiro posto de integração do sistema de transporte. Não precisaria também ir de carro, o que reduz os congestionamentos _ observa o engenheiro.
Um outro aspecto que ele considera importante é informar a população sobre os novos meios de transporte que a cidade ganhará. O BRT é um deles. Trata-se de um sistema de ônibus mais rápido que os convencionais. Eles circulam em uma via expressa e contam com estações próprias onde o pagamento é antecipado. A maior parte das pessoas não sabem o que é ainda. Para Balassiano, é fundamental que os cidadãos sejam informados com antecedência sobre o serviço por meio de campanhas.
Especialista na área de planejamento de transporte, ele acredita que se houver um investimento na qualidade do serviço de modo a encurtar as viagens e torná-las mais confortáveis, os moradores sentirão mais prazer em circular pela cidade. Ele diz isso porque tem convicção que a pouca eficiência do sistema de transporte público da cidade acaba deixando a população irritada e sem vontade de transitar por ela. Faz sentido.

Fonte: O Globo

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BRT Aricanduva

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