Trânsito em Rio Preto |
O novo sistema de transporte coletivo de Rio Preto começará a operar sem a implantação dos corredores exclusivos para ônibus. Com isso, a promessa do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) de reduzir o tempo de espera dos passageiros nos pontos de embarque e desembarque não sairá do papel. O edital de licitação da Prefeitura de Rio Preto exige que 120 dias após a assinatura do novo contrato de concessão as empresas vencedoras da concorrência operem as novas linhas de ônibus, evitando que os passageiros esperem mais de 30 minutos nos pontos de ônibus.
Mas para que isso ocorra, a Secretaria de Trânsito de Rio Preto deve implantar nesse mesmo período quatro corredores exclusivos de ônibus em ruas e avenidas da cidade. Os envelopes com as propostas financeiras para a concessão começarão a ser abertos no dia 9 de fevereiro e o procurador-geral, Luiz Tavolaro, espera concluir todo o processo até o início de março. Com isso, as novas linhas começariam a operar entre os meses de julho e agosto.
No entanto, o secretário de Trânsito, Aparecido Capello, disse ao Diário que os corredores exclusivos serão instalados “gradativamente” e não descarta criar o primeiro apenas em 2012. O secretário disse que a implantação dos corredores depende de novo estudo do trânsito na região central da cidade, além da análise já realizada pela Logitrans para a elaboração do edital da nova concessão do transporte coletivo.
“Todo trabalho (na área central), inclusive o de implantação dos corredores, será gradativo. Achamos melhor esperar para fazer uma medição da velocidade média dos veículos (VDM) e também um estudo técnico da área central, com empresa especializada. A implantação dos corredores vai depender de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, afirmou.
Ainda de acordo com Capello a implantação dos corredores exclusivos de ônibus não é prioritária. “Não vamos instalar os corredores de imediato. Será gradativo o processo. Repito, dependemos do financiamento do BNDES e talvez a instalação dos corredores só ocorra no segundo semestre ou no início do ano que vem, pois dependemos dos estudos”, completou o secretário de Trânsito. Atualmente 64% das linhas de ônibus da cidade operam com intervalo de espera nos pontos de embarque e desembarque de até 20 minutos. Valdomiro quer elevar esse índice para 78%.
Em 18% das linhas o tempo de espera dos passageiros é maior que 30 minutos. Com a nova concessão o prefeito quer zerar esse índice. De acordo com o edital de nova concessão do transporte coletivo, a implantação dos corredores de ônibus é fundamental para a redução do tempo de espera dos passageiros nos pontos de embarque e desembarque. A Prefeitura vai licitar dois lotes, o primeiro com 34 linhas de ônibus e valor mínimo de outorga de R$ 3 milhões e o segundo lote com 20 linhas e valor mínimo de outorga de R$ 2 milhões. A nova concessão terá validade de 10 anos, prorrogável pelo mesmo período. O atual contrato vence no início de fevereiro e a Prefeitura deverá elaborar um emergencial, que vai vigorar até o termino da licitação.
Mas para que isso ocorra, a Secretaria de Trânsito de Rio Preto deve implantar nesse mesmo período quatro corredores exclusivos de ônibus em ruas e avenidas da cidade. Os envelopes com as propostas financeiras para a concessão começarão a ser abertos no dia 9 de fevereiro e o procurador-geral, Luiz Tavolaro, espera concluir todo o processo até o início de março. Com isso, as novas linhas começariam a operar entre os meses de julho e agosto.
No entanto, o secretário de Trânsito, Aparecido Capello, disse ao Diário que os corredores exclusivos serão instalados “gradativamente” e não descarta criar o primeiro apenas em 2012. O secretário disse que a implantação dos corredores depende de novo estudo do trânsito na região central da cidade, além da análise já realizada pela Logitrans para a elaboração do edital da nova concessão do transporte coletivo.
“Todo trabalho (na área central), inclusive o de implantação dos corredores, será gradativo. Achamos melhor esperar para fazer uma medição da velocidade média dos veículos (VDM) e também um estudo técnico da área central, com empresa especializada. A implantação dos corredores vai depender de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, afirmou.
Ainda de acordo com Capello a implantação dos corredores exclusivos de ônibus não é prioritária. “Não vamos instalar os corredores de imediato. Será gradativo o processo. Repito, dependemos do financiamento do BNDES e talvez a instalação dos corredores só ocorra no segundo semestre ou no início do ano que vem, pois dependemos dos estudos”, completou o secretário de Trânsito. Atualmente 64% das linhas de ônibus da cidade operam com intervalo de espera nos pontos de embarque e desembarque de até 20 minutos. Valdomiro quer elevar esse índice para 78%.
Em 18% das linhas o tempo de espera dos passageiros é maior que 30 minutos. Com a nova concessão o prefeito quer zerar esse índice. De acordo com o edital de nova concessão do transporte coletivo, a implantação dos corredores de ônibus é fundamental para a redução do tempo de espera dos passageiros nos pontos de embarque e desembarque. A Prefeitura vai licitar dois lotes, o primeiro com 34 linhas de ônibus e valor mínimo de outorga de R$ 3 milhões e o segundo lote com 20 linhas e valor mínimo de outorga de R$ 2 milhões. A nova concessão terá validade de 10 anos, prorrogável pelo mesmo período. O atual contrato vence no início de fevereiro e a Prefeitura deverá elaborar um emergencial, que vai vigorar até o termino da licitação.
Fonte: Diarioweb
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