Faltando pouco mais de três anos para o início da Copa do Mundo de 2014, Salvador, sede candidata a abertura do evento, ainda tem uma discussão sobre qual modelo de transporte urbano será adotado. Em fase final de estudos para implantação o Bus Rapid Transit (BRT), com seus ônibus articulados e corredores de tráfego, parece ser o que resolve de maneira mais rápida a questão, já que sua implantação é feita em médio e curto prazo e foi o escolhido pelo governo federal para ser o sistema a ser usado por Salvador.Mas nos últimos dias o senador eleito, Walter Pinheiro, trouxe à tona novamente a utilização do sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VLT). No domingo (07) em seu twitter, Pinheiro disse: “VLT. Tempo suficiente, e outra alternativa seria aproveitar o equipamento ‘rodante’ do metrô, colando-o no eixo Acesso Norte-Lauro de Freitas” referindo-se a construção de um corredor do sistema que seria integrado a estrutura já pronta do metrô, assunto que voltou a ser tocado por ele em entrevista ao Jornal A Tarde na quarta-feira (10).
Um dos idealizadores do projeto do BRT, e membro da Secretaria Municipal do Transporte e Infraestrutura de Salvador, Francisco Ulisses, disse hoje (12), durante o evento ‘Projetando o Brasil 2014 – 2016′, no Hotel Catussaba, que “essa discussão é uma discussão morta desde 2009, aliás o VLT não permitirá o avanço do metrô”. Segundo Francisco a intenção é de que as obras já comecem no primeiro semestre do ano que vem, tendo inclusive verba já depositada pela Caixa Econômica Federal.
Enquanto as autoridades decidem se vão rodar trens ou ônibus a população espera por uma decisão sobre qual o sistema vai operar na cidade e atender os cerca de 40 mil passageiros de Salvador, isso há 1307 dias da Copa.
Fonte: Consulado Social
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