Após uma série de negociações, as pendências documentais e de adequação da via férrea, que estavam atrasando o funcionamento do metrô, foram resolvidas pelo Departamento de Transporte de Timon (Dmtrans).
Os últimos detalhes foram resolvidos em uma reunião aberta realizada na semana passada na sede da Prefeitura de Timon. Representantes da sociedade civil organizada foram convidados para participar do encontro entre representantes do Município e da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos do Piauí.
O morador do Conjunto Residencial Pedro Ceará, Domingos Alves, disse que o metrô beneficia quem sofre para se manter durante o mês com uma renda inferior a um salário mínimo.
“Vai ser bom, sobretudo para nós que, às vezes, não temos nem o dinheiro da passagem de coletivo no bolso. Estou entusiasmado e espero poder viajar logo nesse metrô”, disse Alves.
Valor
A um pequeno valor, R$0,50, a primeira viagem comercial do VLT marcada para o último dia deste mês constituirá uma alternativa ágil, veloz e prática no setor de transportes públicos.
A prefeita Socorro Waquim garantiu que a circulação do metrô não prejudicará o faturamento dos empresários que têm a concessão de linhas de ônibus no município e muito menos as famílias que precisam desse tipo de empreendimento para se sustentar.
“Não discutimos durante meses a implantação deste serviço para causar concorrência com as linhas de ônibus. Pelo contrário, o que já havia se percebido em estudo é que o fluxo de passageiros estava grande e já não era possível atender a demanda com comodidade e conforto”, destacou a prefeita.
Socorro Waquim disse, ainda, que o metrô proporcionará para as centenas de famílias que ainda não possuem veículo próprio, o que é melhor, a baixo custo, pois a operacionalização do metrô visa, exclusivamente, atender ao público de baixa renda.
Obras
A parte que compete ao Município no projeto de transporte está em ritmo acelerado. Orçado em mais de R$ 1,5 milhão, o projeto prevê a urbanização do Bairro São Francisco, localizado em Timon.
Além da modernização do aspecto urbanístico da estação - preservando o valor histórico e arquitetônico da antiga Estação da Rede Ferroviária Federal (Reffsa) -, o projeto prevê pista para cooper, ciclovias, praça elevada e arborização.
O projeto de urbanização da estação ferroviária tem extensão de mais de um quilômetro, a partir da ponte metálica até o fim da passagem da linha férrea no Bairro São Francisco.
Informações
- Conforme cálculos do Departamento Municipal de Transporte, o potencial médio de usuários diários do metrô será em torno de 5 a 6 mil pessoas. Segundo o departamento, esse é o número de pessoas que diariamente atravessam de bicicleta a ponte metálica para ir a Teresina.
- Dentro e fora dos vagões do metrô, estão instaladas câmeras de segurança, cujas imagens serão monitoradas de dentro da cabine do maquinista, por meio de um circuito de TV.
- Um fator vantajoso é a rapidez da viagem. Como o metrô não depende de sinalização, as únicas paradas são feitas somente nas estações, para embarque e desembarque de passageiros.
Fonte: O Estado
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