Um estudo desenvolvido para a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) aponta que um corredor para circulação exclusiva de ônibus com alta capacidade de transporte, em linhas expressas que receberiam passageiros de outros pontos das cidades cortadas por essa faixa especial, custaria em torno de 70% menos do que a introdução de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ficaria pronto na metade do tempo.
O levantamento 'Avaliação Comparativa das Modalidades de Transporte Público Urbano', desenvolvido pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, menciona a implantação, em Curitiba (PR), do BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus), que está em operação até hoje e é tido como referência internacional positiva em sistemas coletivos.
Consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para Urbanismo, Lerner governou o Paraná de 1995 a 99 e foi prefeito de Curitiba por três vezes.
O estudo menciona vantagens do BRT na comparação com o VLT, a peça chave do planejado Sistema Integrado de Transporte (SIM), previsto para ser implantado na Baixada Santista. Entre elas, economia de recursos, tempo menor para execução das obras e velocidade maior.
Fonte: A Tribuna.
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