Após 16 anos de completo abandono pela RFFSA, finalmente o serviço ferroviário está retornando à região de Santa Rosa. O Noroeste do RS estava legado à sina do transporte rodoviário e agora há uma nova oportunidade logística que, se bem aproveitada, pode transformar a região.
Ainda, se houver visão política de futuro em conjunto com empresários, além de transporte de carga, há uma oportunidade ímpar de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que propicia um transporte urbano e interurbano barato e concorre com o rodoviário.
Além de ligar o centro de Santa Rosa ao Bairro Cruzeiro, com paradas intermediárias nas vilas. Poderia, ainda, ser estendida uma linha interurbana para ligar Santa Rosa, Giruá, Santo Ângelo até Ijuí ou Cruz Alta.
Esse transporte está em plena utilização em Juzeiro do Norte, Maceió, Fortaleza, Santos e Recife.
As vantagens identificadas são:Menor poluição, com economia de 93% no consumo de diesel comparado ao ônibus;Ajuste na quantidade de vagões conforme a necessidade e horário;Baixo investimento e custo de manutenção, pois utiliza a mesma malha ferroviária da antiga RFFSA concedida à ALL.e, os trens emitem 75% menos ruido que os automóveis.
Fonte: Zero Hora
0 comentários:
Postar um comentário