Os trabalhadores em transportes rodoviários de Belo Horizonte e Região Metropolitana vão fazer uma paralisação no sistema de transporte coletivo da capital e Região Metropolitana nesta sexta feira. Eles reclamam do descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho por parte dos empresários do setor de transporte. De acordo com o sindicato, a paralisação vai ser parcial, eles pretendem deixar os ônibus parados nas garagens onde consideram que existem mais problemas.
Segundo sindicato da categoria, as empresas descumprem o item do acordo coletivo que garante aos motoristas trabalharem acompanhados de um cobrador para não exercer dupla função. Atualmente, em várias linhas o motorista têm que dirigir e receber o dinheiro da passagem.
Além disso, os trabalhadores exigem participação nos lucros e resultados das empresas, conforme estabelecido na convenção. O outro ponto revindicado pelos rodoviários é a manutenção do plano de saúde gerenciado pelos trabalhadores. Segundo o sindicato, as empresas querem contratar uma operadora de plano de saúde.
Os profissionais se reuniram com o Ministério Público do Trabalho na tarde desta quinta-feira e decidiram pela paralisação que começa à 0h da sexta. Eles encaminharam para as empresas um ofício declarando o estado de greve.
Fonte: Uai - Minas
0 comentários:
Postar um comentário