Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Abrigos de ônibus em Niterói somente para as áreas nobres

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


A falta de regras claras em contratos de concessão entre a Prefeitura de Niterói e empresas responsáveis pela implantação e manutenção de abrigos de ônibus e placas de ruas favorece a concentração dos mobiliários urbanos na Zona Sul e no Centro, corredores financeiros da cidade. No entanto, nas regiões periféricas do município, a população reclama da falta de um local adequado para esperar o transporte público. Além disso, as associações de moradores denunciam que, por falta de informação dos nomes nas esquinas, é comum se perder pelas ruas da cidade.
“Esses contratos têm que ter indicadores precisos e metas claras de investimento para que a população e a própria Prefeitura possam acompanhar e cobrar instalação desses mobiliários urbanos. A situação é lamentável e não pode ser regra dentro da municipalidade. Fica parecendo que esses acordos são construídos em favorecimento aos grandes grupos empresariais que, a meu ver, são parceiros estratégicos da Prefeitura”, comenta o vereador Waldeck Carneiro (PT).
O contrato, assinado em 2000 pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e a empresa Publicidade Sarmiento Rio de Janeiro S/A, não prevê onde e nem quantos abrigos de ônibus devem ser erguidos no município. O acordo, orçado em R$ 18 milhões, prevê a construção de abrigos em ponto de ônibus; sanitários públicos; totens informativos e de identificação de bens; e depósitos de vidro e pilhas para reciclagem. Contudo, apenas alguns abrigos de ônibus e totens publicitários foram feitos pela empresa.
Além de faltarem abrigos, onde eles existem, não há cuidados de conservação e manutenção. Na Rua Marquês do Paraná e na Praça Juscelino Kubistchek, no Centro por exemplo, os pontos apresentam ferrugem e têm parte do teto quebrado. “É um desrespeito com a população. O passageiro tem que ter o mínimo de condições de ficar abrigado para que possa chegar ao trabalho com dignidade”, afirma o presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivos, Waldir Cardoso.







1 comentários:

Anônimo disse...

JÁ INFORMEI QUE O RESPONSÁVEL PELA SARMIENTO É O SENHOR ABILIO JOSE MARTINS, QUE O TEL É DA PEDREIRA ESTRELA QUE TAMBEM É DELE, CNPJ DA SARMIENTO:04.042.232/0001-63 MUITO EMBORA ESTE NÃO CONSTAR NO CONTRATO FIRMADO COM UM ORGÃO PÚBLICO JÁ SERIA MOTIVO PARA O MP TOMAR MEDIDAS DE RESPONSABILIDADES E ALEM DISTO A SARMIENTO FOI ABERTA UM DIA ANTES DA ASSINATURA DO CONTRATO,O QUE CONSTATA MÁ FÉ POIS NÃO HOUVE LICITAÇÃO PARA 18 MILHÕES

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960