A prefeitura decidiu, a princípio, não arcar mais com as gratuidades dos estudantes da rede pública quando as novas linhas de ônibus do Rio começarem a operar. A decisão foi informada, nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Município apenas 48 horas antes do fim do prazo para a entrega das propostas da licitação, o que acontecerá amanhã.
Como as empresas terão que pagar a conta da gratuidade, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse que o município poderá reanalisar a questão, no futuro, se a medida pesar no valor da tarifa.
Mas esta não é a única mudança no processo. Outra diz respeito ao projeto de lei, enviado à Câmara pelo município na semana passada, que prevê uma redução na alíquota de ISS das empresas de ônibus de 2% para o percentual simbólico de 0,01%, o que representa uma renúncia de arrecadação de aproximadamente R$ 33 milhões. A prefeitura também publicou, nesta quinta-feira, uma correção no edital prevendo que, se o projeto não for aprovado pelos vereadores, arcará com eventuais desequilíbrios econômicos e financeiros das empresas.
A análise das propostas dos quatro lotes (zonas Norte, Sul, Oeste, Barra da Tijuca e Jacarepaguá), que serão apresentadas amanhã, foi adiada pela Secretaria municipal de Transportes. Isto ocorreu porque o Tribunal de Contas do Município (TCM) levantou uma série de questionamentos sobre itens do edital, já corrigidos. Mas, como o conselheiro-relator do processo, Antônio Carlos Flores de Moraes, está viajando, o TCM só deverá se pronunciar sobre as alterações na semana que vem.
Como as empresas terão que pagar a conta da gratuidade, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse que o município poderá reanalisar a questão, no futuro, se a medida pesar no valor da tarifa.
Mas esta não é a única mudança no processo. Outra diz respeito ao projeto de lei, enviado à Câmara pelo município na semana passada, que prevê uma redução na alíquota de ISS das empresas de ônibus de 2% para o percentual simbólico de 0,01%, o que representa uma renúncia de arrecadação de aproximadamente R$ 33 milhões. A prefeitura também publicou, nesta quinta-feira, uma correção no edital prevendo que, se o projeto não for aprovado pelos vereadores, arcará com eventuais desequilíbrios econômicos e financeiros das empresas.
A análise das propostas dos quatro lotes (zonas Norte, Sul, Oeste, Barra da Tijuca e Jacarepaguá), que serão apresentadas amanhã, foi adiada pela Secretaria municipal de Transportes. Isto ocorreu porque o Tribunal de Contas do Município (TCM) levantou uma série de questionamentos sobre itens do edital, já corrigidos. Mas, como o conselheiro-relator do processo, Antônio Carlos Flores de Moraes, está viajando, o TCM só deverá se pronunciar sobre as alterações na semana que vem.
Fonte: O Globo
3 comentários:
sou grande conhecedor dos sistemas de transportes do País em mais de 100 cidades, não sou bruxo, mas sei quem vai ganhar a licitação:
lote 2 - sp rio (empresas de S.Paulo)
lote 3 - sp rio
lote 4 - viasul (empresas de S.Paulo)
lote 5 - o único consórcio que está concorrendo que é 8 empresas do Rio.
Temos 47 empresas do Rio - 7 que não participaram da licitação e cerca de 32 que poderão ficar de fora.
Logo, ganharão apenas as empresas da zona oeste (pois nenhuma empresa de SP quis essa área)Curioso não?
Outra coisa o RIO C/FROTA mais nova do Brasil vai virar um DEPÓSITO DE ONIBUS USADOS DE SP. Viram na licitação a vida útil dos bi-articulados? 20 anos. E Hoje as empresas do consorcio VIASUL que são 3 tem muitos bi-articulados com cerca de 10 anos de uso e articulados também prontinhos para desovar no Rio...de Janeiro , é claro! Que pena, vão acabar com a cidade maravilhosa que por ter adotado o ônibus de motor dianteiro que tem um custo + barato e consegue manter uma tarifa + acessível, tem grande valor de revenda para pequenas cidades do Brasil que vão ficar órfãs de ônibus de 5 anos de uso no máximo que eram úteis para essas pequenas cidades (pois reflitam, que empresa de interior vai querer comprar ônibus de motor traseiro ou articulados? usados do Rio.Difícil né?
O que o Rio precisa é MAIS ÕNIBUS, MAIS HORÁRIO, MAIS OPÇÕES E MENOS VANS. MENOS MOTOTAXISDROGAS e consequentemente o reflexo da melhoria do transporte em oferta , quantidade e qualidade se dará automaticamente pelo AUMENTO DO NR.DE PASSAGEIROS NOVOS AO SISTEMA AO LONGO DO TEMPO.
um grande abraço a todos e parabéns pelo jornalismo que vocês fazem. Tenho grande admiração.
Atenciosamente
Marcos Nascimento
vc é um merda
vc é um merda
Postar um comentário