Nem Metrô de superfície nem em túneis subterrâneos. Corredores de ônibus com estações que cobrem passagem antes do embarque e alta freqüência de veículos seriam a alternativa mais viável para os turistas que visitarem as cidades-sedes do país na Copa do Mundo de 2014.
Dois dos maiores especialistas em mobilidade urbana defenderam em evento em São Paulo o chamado modelo curitibano, adotado também em Bogotá, México e na China como solução viária de transporte público.
"Eu defendo o Bus Rapid Transit (BRT) porque é o que pode acontecer mais rapidamente, com mais baixo custo e excelente qualidade", diz o arquiteto e ex-governador Paraná, Jaime Lerner. Segundo ele, os corredores de ônibus foram mal aplicados em São Paulo e Porto Alegre, pois a passagem ainda é cobrada no interior dos veículos e não nas estações.
Ele afirma que os corredores da capital paranaense são capazes de transportar até 2,3 milhões de pessoas por dia, mais que o sistema de metrô e trem de subúrbio do Rio de Janeiro. "Com um projeto bem feito, é possível colocar veículos que circulem a intervalos de até 30 segundos", diz Lerner.
Ele afirma que, em alguns casos, pode se avançar com linhas de metrô, mas diz que o BRT é indispensável. "Você sempre vai precisar de um BRT de qualquer maneira", diz.
Segundo o engenheiro Wagner Colombini Martins, responsável por um programa de implantação do sistema BRT na África do Sul em 2010, a cobrança da passagem antes do embarque é fundamental para a melhor mobilidade dos ônibus. "A passagem cobrada na catraca dentro do ônibus acaba formando filas, gerando congestionamentos e poluição atmosférica", diz.
Para ele, que diz ter encontrado dificuldades em relação aos detentores das linhas de ônibus na África do Sul, o maior entrave para implantar o sistema no Brasil é a desapropriação dos espaços. "Precisamos resolver o transporte de superfície com o mínimo de desapropriações possível", defende.
Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
A partir de hoje, dezoito linhas do transporte coletivo voltam a operar em horários e trajetos específicos para atender os estudantes na vo...
-
A Secretaria municipal de Transportes implantou na manhã desta segunda-feira, em fase de testes, uma faixa reversível na Avenida Radial O...
-
Em parte alívio, por outra parte saudades, Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960, com uma frota de 65 carro...
-
O Metrô de São Paulo disponibiliza em sua página na internet um simulador de trajeto. Ao acessar o simulador o passageiro pode selecionar...
-
Vanguarda em mobilidade, Curitiba está fazendo uma nova revolução no transporte coletivo com o Programa de Mobilidade Sustentável. Um dos de...
-
A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) atualizou o mapa do transporte metropolitano de São Paulo para o ano de 2024. O documento, ...
-
O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) é oferecido à população do Recife desde novembro de 2003, em substituição ...
-
O Blog Meu Transporte é nosso, se você estar interessado em fazer parte desta família, estamos querendo colocar membros colaborativos par...
-
Os usuários que forem de ônibus a um dos cartões postais mais procurados do Brasil passarão a ser transportados pela São Judas Tadeu que já ...
-
Cem anos após o início da circulação do primeiro ônibus que serviu de transporte coletivo em Salvador, a população começa a perceber a m...
Horário dos ônibus para Porto de Galinhas
-
Em Porto Alegre, Ônibus elétrico articulado inicia período de testes na linha T7
-
Metrô do Recife deve ser privatizado até 2026
-
Prefeitura do Rio antecipa e apresenta o novo modelo de licitação do sistema de ônibus da cidade
-
Salvador é uma das pioneiras em operação de ônibus elétrico articulado de 18 metros no Brasil
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Modelo curitibano de ônibus rápido poderia solucionar problemas do transporte urbano
terça-feira, 27 de julho de 2010Fonte: Terra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Busca por Estados
Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte
BRT Aricanduva
Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba
Seguidores
Postagens mais visitadas
-
A partir de hoje, dezoito linhas do transporte coletivo voltam a operar em horários e trajetos específicos para atender os estudantes na vo...
-
A Secretaria municipal de Transportes implantou na manhã desta segunda-feira, em fase de testes, uma faixa reversível na Avenida Radial O...
-
Em parte alívio, por outra parte saudades, Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960, com uma frota de 65 carro...
-
O Metrô de São Paulo disponibiliza em sua página na internet um simulador de trajeto. Ao acessar o simulador o passageiro pode selecionar...
-
Vanguarda em mobilidade, Curitiba está fazendo uma nova revolução no transporte coletivo com o Programa de Mobilidade Sustentável. Um dos de...
0 comentários:
Postar um comentário