Nem Metrô de superfície nem em túneis subterrâneos. Corredores de ônibus com estações que cobrem passagem antes do embarque e alta freqüência de veículos seriam a alternativa mais viável para os turistas que visitarem as cidades-sedes do país na Copa do Mundo de 2014.
Dois dos maiores especialistas em mobilidade urbana defenderam em evento em São Paulo o chamado modelo curitibano, adotado também em Bogotá, México e na China como solução viária de transporte público.
"Eu defendo o Bus Rapid Transit (BRT) porque é o que pode acontecer mais rapidamente, com mais baixo custo e excelente qualidade", diz o arquiteto e ex-governador Paraná, Jaime Lerner. Segundo ele, os corredores de ônibus foram mal aplicados em São Paulo e Porto Alegre, pois a passagem ainda é cobrada no interior dos veículos e não nas estações.
Ele afirma que os corredores da capital paranaense são capazes de transportar até 2,3 milhões de pessoas por dia, mais que o sistema de metrô e trem de subúrbio do Rio de Janeiro. "Com um projeto bem feito, é possível colocar veículos que circulem a intervalos de até 30 segundos", diz Lerner.
Ele afirma que, em alguns casos, pode se avançar com linhas de metrô, mas diz que o BRT é indispensável. "Você sempre vai precisar de um BRT de qualquer maneira", diz.
Segundo o engenheiro Wagner Colombini Martins, responsável por um programa de implantação do sistema BRT na África do Sul em 2010, a cobrança da passagem antes do embarque é fundamental para a melhor mobilidade dos ônibus. "A passagem cobrada na catraca dentro do ônibus acaba formando filas, gerando congestionamentos e poluição atmosférica", diz.
Para ele, que diz ter encontrado dificuldades em relação aos detentores das linhas de ônibus na África do Sul, o maior entrave para implantar o sistema no Brasil é a desapropriação dos espaços. "Precisamos resolver o transporte de superfície com o mínimo de desapropriações possível", defende.
Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
Duas novas linhas ferroviárias devem transformar a mobilidade entre Jundiaí, Campinas e a capital paulista: o Trem Intercidades (TIC) e o Tr...
-
Roberto Torres, diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, detalhou os projetos de expansão da rede e a previsão de conclus...
-
Ao menos oito linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na Região Metropolitana de São Paulo ...
-
Ônibus de um lado, carros de outro. O modelo, consagrado em Curitiba e adotado em cidades como Goiânia e São Paulo, chegou ao Estado do Rio ...
-
Menos ruidosos, sem trancos nas arrancadas e frenagens, eficientemente climatizados e com acomodações confortáveis — ao menos quando não est...
-
Grande parte dos investimentos em deslocamento tem sido destinada para os automóveis, que acabam ocupando mais espaços públicos quando estão...
-
Os estudos para a implementação do primeiro Veículo Leve sobre Trilho (VLT) movido a hidrogênio verde já foram iniciados. O projeto é uma in...
-
A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) atualizou o mapa do transporte metropolitano de São Paulo para o ano de 2024. O documento, ...
-
A chegada de oito ônibus usados em Marabá tem gerado indignação entre os passageiros, especialmente considerando a inauguração do primeiro t...
-
O projeto de um trem de passageiros que conectará Porto Alegre a Gramado teve seu Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTE...
Horário dos ônibus para Porto de Galinhas





















































-
Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba avança e leilão está previsto para 2025
-
Cidades brasileiras sobre trilhos conheça as capitais com metrô
-
Em Curitiba, Meia tarifa de ônibus aos domingos e feriados já beneficiou R$ 1,4 milhão de passageiros
-
Governo mapeia projetos de mobilidade em 21 regiões metropolitanas
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Modelo curitibano de ônibus rápido poderia solucionar problemas do transporte urbano
terça-feira, 27 de julho de 2010Fonte: Terra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Busca por Estados
Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte
BRT Aricanduva
Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba
Seguidores
Postagens mais visitadas
-
Duas novas linhas ferroviárias devem transformar a mobilidade entre Jundiaí, Campinas e a capital paulista: o Trem Intercidades (TIC) e o Tr...
-
Roberto Torres, diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, detalhou os projetos de expansão da rede e a previsão de conclus...
-
Ao menos oito linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na Região Metropolitana de São Paulo ...
-
Ônibus de um lado, carros de outro. O modelo, consagrado em Curitiba e adotado em cidades como Goiânia e São Paulo, chegou ao Estado do Rio ...
-
Menos ruidosos, sem trancos nas arrancadas e frenagens, eficientemente climatizados e com acomodações confortáveis — ao menos quando não est...
0 comentários:
Postar um comentário