Para o especialista em trânsito Paulo Tarso Resende, da Fundação Dom Cabral, a diferença exorbitante entre Belo Horizonte e Curitiba – já que as duas possuem praticamente a mesma população e frota de veículos – é explicada pela falta de planejamento. “Curitiba teve, ainda na década de 1970, estratégias urbanas que levaram em consideração o transporte público. Já Belo Horizonte, até a década de 1990, praticamente não pensou no trânsito. Hoje, a capital do Paraná é referência em transporte coletivo. Como aqui isso não acontece, as pessoas preferem andar em seus carros particulares”, analisa Paulo Tarso Resende.
Ainda conforme Paulo Tarso, Belo Horizonte se aproxima cada vez mais do caos no trânsito existente em São Paulo. Segundo ele, a quantidade de vagas rotativas na capital paulista é escassa e, por isso, o número de estacionamentos particulares é enorme. “BH já possui muitos deles (estacionamentos privados) e a tendência é que aumentem ainda mais. Essa é a mais uma prova de que somente investimentos no transporte coletivo podem aliviar o transito”.
O gerente de Coordenação de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, Marcelo Cintra, avalia que os estacionamentos rotativos não podem e não vão resolver o problema do trânsito na capital. Segundo ele, a prefeitura tem feito estudos constantes para melhorar a qualidade do transporte coletivo.
Ainda conforme Paulo Tarso, Belo Horizonte se aproxima cada vez mais do caos no trânsito existente em São Paulo. Segundo ele, a quantidade de vagas rotativas na capital paulista é escassa e, por isso, o número de estacionamentos particulares é enorme. “BH já possui muitos deles (estacionamentos privados) e a tendência é que aumentem ainda mais. Essa é a mais uma prova de que somente investimentos no transporte coletivo podem aliviar o transito”.
O gerente de Coordenação de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, Marcelo Cintra, avalia que os estacionamentos rotativos não podem e não vão resolver o problema do trânsito na capital. Segundo ele, a prefeitura tem feito estudos constantes para melhorar a qualidade do transporte coletivo.
Fonte: Hoje em Dia
0 comentários:
Postar um comentário