Estudantes voltam a protestar pelo meio-passe no transporte público em Belo Horizonte nesta quarta-feira. De acordo com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Leonardo Péricles, aproximadamente 600 estudantes ocuparam o plenário da câmara Municipal e o grupo que se concentrava na Praça Sete, desde as 8h da manhã, seguiu para o local.
Para ter acesso ao plenário, os estudantes quebraram a porta de vidro da portaria. A Polícia Militar foi acionada e acompanha a ocupação. A reivindicação dos estudantes é de que Prefeitura de Belo Horizonte apresente o projeto de lei do “Fundo Municipal do Transporte Estudantil” para votação. O presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (Ames-BH), Gladson Reis, informou que a Prefeitura Municipal se comprometeu a apresentar o projeto no mês passado.
Ainda segundo o presidente da associação, as discussões que foram feitas até o final de maio não tiveram resultados. Os organizadores da manifestação esperam que cerca de mil estudantes participem do protesto. A intenção dos estudantes é de ocupar a sede da câmara até que o projeto seja apresentado e encaminhado para votação.
Reivindicação antiga
Os líderes estudantis afirmam que a reivindicação pelo meio-passe em BH tem mais de 30 anos. Eles ressaltam que algumas cidades brasileiras já adotaram o benefício. Em maio deste ano, os estudantes fizeram várias manifestações no Centro da cidade e conseguiram se reunir com representantes do governo. De acordo com informações da Câmara Municipal, as discussões em torno do projeto de lei do “Fundo Municipal do Transporte Estudantil” estão sendo feitas com a participação de representantes da PBH e da BHTrans. A última audiência que contou com a presença de centenas de estudantes aconteceu no dia 28 de maio.
Fonte: Uai Notícias
0 comentários:
Postar um comentário