Estudantes realizam protesto contra o transporte público de Teresina

terça-feira, 15 de junho de 2010


Há quase um mês a população de Teresina foi surpreendida com o reajuste da passagem de ônibus que subiu de R$1,75 para R$1,90. A Prefeitura juntamente com os empresários do SETUT lançaram o valor justamente num sábado, o que dificultaria qualquer mobilização contrária. De lá para cá a própria Justiça entrou com uma liminar suspendendo o aumento deslegitimando os argumentos do SETUT. Não demorou muito e o Desembargador do Estado Luís Gonzaga Brandão cassou a liminar e o aumento permaneceu.

Na última terça-feira (08/06) algumas entidades estudantis e sindicais se reuniram na sede do DCE da UFPI para discutir uma ação unificada contra o aumento das passagens, a reunião havia sido convocada em um CEB (Conselho de Entidades de Base da UFPI). Estavam presentes na reunião representantes do DCE/UFPI, Centros Acadêmicos da UFPI (História, Enfermagem, Economia e Direito), Centros Acadêmicos da UESPI (História/Torquato Neto e História/Clóvis Moura) além da ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes-Livre) e das entidades sindicais ADUFPI e CTB.

Ficou então definido a realização de um ato unificado marcado para a próxima terça-feira (15/06) às 08:00 h com concentração na praça da Liberdade ao lado do IFPI (antigo CEFET). Além do pedido de revogação do aumento das passagem, o ato irá defender o passe-livre irrestrito para estudantes e desempregados e a municipalização do transporte coletivo em Teresina por entendermos que só a luta contra aumento não garantirá à população o direito de ter acesso a um transporte público de qualidade.

Fonte: Acessepiauí

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960