Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Natal, Licitação mudará todo o sistema de transportes

quarta-feira, 16 de junho de 2010


Natal conta hoje com 110 linhas, somando ônibus (86) e opcionais (24). Após a licitação do sistema de transportes, que deve ocorrer até o final deste ano, restarão 48. Essa é uma das definições do Plano de Mobilidade Urbana do Município, entregue à Prefeitura no mês de fevereiro e que passará por uma “modelagem” para servir de base à licitação. De acordo com o secretário adjunto de Transportes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Sílvio Medeiros, o resultado final das mudanças será muito favorável aos usuários.

“A concepção do novo plano é criar 27 linhas vicinais, que percorrem bairros próximos, com tarifa diferenciada; e 21 linhas estruturais, que percorrem a cidade. Hoje, existe um desperdício no sistema. As linhas atuais foram criadas na década de 80, quando o destino de viagem do natalense era para o Alecrim, o Centro e a Ribeira. Todo mundo convergia para esses três locais e até hoje os trajetos são os mesmos, porque para mudar ou criar uma linha você precisava licitar, mas não se licita uma linha, se licita o sistema”, explica.

Segundo o secretário, os polos geradores de viagens passaram de três para 13 e agora incluem localidades como Igapó, Felipe Camarão e Ponta Negra. “O mais importante, e que de acordo com o estudo será o de maior crescimento na geração de viagens daqui a alguns anos, é o que fica no quadrilátero entre Bernardo Vieira e Mor Gouveia, Salgado Filho e a avenida do Km 6 (Napoleão Laureano)”, aponta.

Sílvio Medeiros lembra que embora o desejo de viagem dos natalenses tenha mudado e somente 6% da população se desloque para o Centro e a Ribeira, 56% das linhas continuam indo até esses bairros. “A população hoje quer ir para um lado e os ônibus vão para o outro. Esse engessamento do sistema gera desperdício e superposição de linhas”, resume.

Uma máxima comum na zona Norte, de que é mais fácil o morador da região ir até o Midway Mall do que qualquer outra parte da própria zona Norte, é considerada um exemplo clássico dos problemas atuais do sistema. “Hoje a zona Norte tem vida própria e 32% dos usuários de ônibus da região ficam na própria zona Norte”, revela.

Por isso mesmo, das 27 linhas vicinais praticamente metade irá circular naquela região. Serão 13 na zona Norte, 4 na Sul, 6 na Oeste, 2 na Leste e 2 na região central da cidade. “As pequenas distâncias vão ser feitas pelas vicinais, pagando uma tarifa menor. A ideia é termos uma tarifa escalonada, conforme o percurso. Se você pega duas linhas vicinais, é um preço. Se pega uma vicinal e uma estruturante, será outro.”

Uma das metas com as linhas vicinais é atrair para o transporte público parte dos 37% de natalenses que se deslocam a pé para o trabalho, ou os estudos. “É uma média bem acima da nacional, que não chega a 30%, e mais da metade deles (51%) são estudantes. E tanto os alunos, quanto os trabalhadores, muitos preferem ir andando porque o ônibus não faz o percurso que eles desejam, ou porque não tem dinheiro para pagar”, destaca.

Já as linhas estruturantes terão como características atender aos deslocamentos de maior distância, transportando grande quantidade de passageiros com mais velocidade, utilizando faixas exclusivas. “Teremos nessas linhas veículos com maior capacidade, talvez até biarticulados”, cogita Sílvio Medeiros.

Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960