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Campina Grande: Transnacional realiza sensibilização com funcionários para melhorar o atendimento

terça-feira, 25 de maio de 2010


Responsabilidade social e Acessibilidade no Transporte Coletivo. Com esse lema a Empresa de Ônibus Urbano Transnacional realizou durante toda esta segunda feira o 1º dos três dias do encontro Levando a Sério, um projeto que visa melhorar o trabalho de motoristas, cobradores e demais funcionários para com idosos aqueles usuários que são portadores de necessidades especiais.

O encontro aconteceu na garagem da empresa e com um clima descontraído foram discutidas as diversas formas de locomoção nos transportes públicos e as possibilidades que os novos veículos oferecem. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de sentir na pele as dificuldades pelas quais os portadores de necessidades especiais tem de suportar quando precisam utilizar o coletivo.

De acordo com a Diretora Administrativa, Lorena Nascimento, a idéia desta ação surgiu dentro da própria Transnacional e já vinha sendo organizada há dez meses com a finalidade de levar aos funcionários a vivência do que é a vida de passageiros com necessidades especiais. Para ela é imprescindível que os funcionários abracem a causa e levem para o seu dia a dia os ensinamentos deste projeto.

Ao final deste 1º dia de encontro foi lançada uma campanha de conscientização que levará ao usuário a importância do tratamento especial para idosos e pessoas com deficiência, além da distribuição de cartilhas, com informações sobre a cidadania no transporte de passageiros, para os participantes.

A programação do encontro seguirá até a próxima quarta feira com palestras que trataram da importância do bom atendimento a todos que utilizam do transporte publico independente de idade ou necessidade especial.

O evento o contou com a participação de representantes de instituições que representam e defendem os interesses de portadores de necessidades especiais. O Sr. João Pereira Irmão, da Associação dos Aposentados, disse que a empresa Transnacional estava de parabéns pela iniciativa. “Nós idosos trabalhamos uma vida para ter direito não só a gratuidade, mas também a acessibilidade”, disse ele emocionado.

A portadora de deficiência física Maria Clara também deu seu depoimento para os funcionários da empresa de ônibus e disse como ela e seus semelhantes precisam ser tratados por motoristas e condutores dos ônibus. “Nós temos muita dificuldade de locomoção e precisamos do apoio e compreensão dos ônibus. Na oportunidade, acompanhada por uma técnica do SEST/SENAT ela mostrou como o deficiente físico pode ter acesso aos veículos sem a ajuda de terceiros.

Adenise Queiroz, do Instituto dos Cegos de Campina Grande, também destacou a importância da iniciativa da Transnacional e em seguida ela demonstrou para os operadores da empresa como um portador de deficiência visual pode e merece ser tratado e ter sua acessibilidade garantida.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, Antonino Macedo, elogiou o projeto ‘Levando a Sério’ da Transnacional. Ele externou a intenção de ver esse trabalho de sensibilização também sendo realizado por outras empresas.

A diretora administrativa da Transnacional, empresária Lorena Nascimento informou que o projeto Levando a Sério é um compromisso daquela empresa. “Nós assumimos esse compromisso e vamos contribuir para melhorar o relacionamento de nossos colaboradores com as pessoas com deficiência, dando a oportunidade destes profissionais agir em favor desses cidadão que merecem todo nosso merecimento e respeito”.

Participaram da abertura do evento, representantes do Sitrans, STTP e Sest/Senat. O Ministério Público também foi convidado para conhecer o projeto Levando a Sério.


Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing

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