Consistindo no primeiro passo para a concretização do Plano Diretor de Trânsito que será executado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) nos próximos anos, a padronização dos ônibus coletivos já é uma realidade na capital.
Embora tímida, a uniformização dos transportes coletivos deverá ser feita à medida que as empresas forem adquirindo novos carros. Até o momento, dois ônibus já circulam pela capital com as modificações acordadas, entretanto, segundo a Strans, 20 novos veículos já foram adquiridos e devem começar a rodar pelas ruas de Teresina dentro de pouco tempo.
De acordo com a diretora de transportes públicos da Strans, Alzenir Porto, através do processo de padronização todos os ônibus adotarão a cor verde, mudando apenas a cor do painel frontal, que vai depender da zona pela qual o ônibus faz linha, além da logomarca com a Ponte do Sesquicentenário.
“Com uma coloração padrão, as pessoas poderão identificar facilmente o ônibus que a levará para a zona desejada, sendo que a medida vai beneficiar principalmente aquelas pessoas que tem dificuldades com a leitura, já que os transportes também serão diferenciados por números simples. De agora em diante será o transporte público de Teresina”, esclarece.
Sem data prevista para término do procedimento de padronização, Alzenir ressalta que as empresas não serão obrigadas a aderir às mudanças imediatamente. “Pois entendemos que os custos são um pouco elevados para tal procedimento, mas como cada veículo tem uma vida útil determinada, assim que esta acabar a empresa terá que se adequar as novas normas”, argumenta Alzenir Porto, acrescentando que por meio da uniformização de cores o órgão poderá prestar mais atenção na conservação visual dos veículos.
“Como cada um tem uma coloração diferenciada não dá para comparar o estado de conservação dos veículos de cada empresa”, completa.
Fonte: Portal o Dia
1 comentários:
Isso é loucura da strans.Quando todos os onibus estiverem padronizados a populacão vai ficar desorientada para pegar onibus.Ja pensou o caso do analfabeto e do idoso que antes identificavam o onibus pela cor ,e agora que todos serão iguais?Esses caras da strans só fazem idiotices,nunca andaram de onibus e fazem uma merda dessa com o tranporte de teresina.ISSO É LOUCURA A POPULAÇÃO DE TERESINA NÃO VAI ACEITAR ISSO/!!!!
Postar um comentário