Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Frota reduzida e muita espera por ônibus em Fortaleza

sexta-feira, 7 de maio de 2010


Enquanto o marceneiro José Cristiano Sousa Júnior, 46 anos, morador do Conjunto Nova Metrópole, se regozija porque não ficará sozinho numa das paradas de ônibus da avenida Bezerra de Menezes, a aposentada Salomé Ramos, residente no Jardim Iracema, lamenta os 30 minutos consumidos lentamente na espera do ônibus da linha Paes de Andrade. É meio dia do feriado de Tiradentes. De carro, a pé, ônibus e bicicleta, a cidade inteira parece se deslocar, ir e vir. Maria Alves Loiola Lima, 68, não. Ao lado da filha, ela aguarda o Rodolfo Teófilo, que jamais aponta no horizonte.

``Tô esperando há quase uma hora. Não tem topic. Você é obrigado a esperar.`` Dona Maria é do tipo espevitada. Resguardada à sombra da marquise de uma loja, a senhorinha de 1,60 metro de altura vai e vem inúmeras vezes. O passo é sempre miúdo, agoniado. Para ela, o que já é ruim durante a semana se torna ainda pior nos feriados e domingos. ``Na semana, é horrível.

Fim de semana e feriado, é triste. No transporte, somos muito mal-servidos.`` Também na Bezerra, a funcionária pública Tereza Morais, 45 anos, amarga um chá de cadeira de uma hora do Conjunto Ceará / Aldeota. Acompanhada da filha, ela cogita ir andando ou de bicicleta. Mas decide continuar esperando. ``Quando preciso, sempre demora. Não vou pro terminal porque lá é outra espera. Então é melhor ficar logo aqui.``

Abrigo

Avenida Jovita Feitosa, parada em frente a um supermercado. Passa das 13 horas. Lá, esse tempo morto, gasto ao sol ou à sombra filtrada de uma parada que é quase uma chaleira, assume contornos insuportáveis. Para o comerciante Ari Virino de Lima, 55 anos, poderia ser pior. ``Esta (parada) aqui pelo menos tem um abrigo. Aquela do outro lado, que nem isso tem.

`` Na avenida Borges de Melo, a revisora de confecção Maria do Socorro espera sentada. ``Faz uma meia hora que a gente tá aqui e o Siqueira-Mucuripe / Praia de Iracema não passa.`` No canteiro da via, à sombra de uma árvore, Erivelton Costa, 28 anos, também aguarda o Siqueira-Mucuripe.

A diferença é que, para ele, quanto mais tempo levar o ônibus, melhor. Ao lado da namorada, que embarcará no Conjunto Ceará / Papicu, o agente de telemarketing diz precisar de pelo menos mais 20 minutos. ``Geralmente, ele demora até 40 minutos``, sorri.

Fonte: O POVO Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960