Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Encontro em Curitiba lançará associação latino-americana de transporte

quinta-feira, 15 de abril de 2010


Presidentes das 17 mais influentes agências gestoras de transporte urbano da América Latina estarão em Curitiba, de 14 a 16 de abril, para o lançamento da Associação Latino-Americana de BRT (Bus Rapid Transit) e Sistemas Integrados de Transporte (SIT). A Prefeitura de Curitiba será anfitriã do encontro.

O lançamento da nova associação será às 9 horas desta quinta-feira (15) no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico. O encontro tem o apoio da Corporação Andina de Fomento, primeira entidade a ingressar na nova associação.A iniciativa para criação da nova associação partiu da Embarq - Instituto Internacional de Re

cursos e Centro para Transporte Sustentável. A Embarq servirá como secretaria técnica da associação, sob a liderança de seu diretor para a América Latina, Luis Gutierrez.

O encontro para criação da Associação Latino-Americana de BRT terá a participação de representantes brasileiros dos seguintes sistemas BRT e SIT: Urbs - Urbanização de Curitiba S/A; CMTC, de Goiânia; SPTrans, de São Paulo; BHTrans, de Belo Horizonte e EPTC, de Porto Alegre.

Os demais países latino-americanos serão representados pela Metrobus-Q, de Quito, e Metrovia, de Guayaquil (Equador); Transmilenio, de Bogotá; e Megabus, de Barranquilla (Colômbia); Metrobus, da Cidade do México; Optibus, de Leon, e Macrobus, de Guadalajara (México); Transmetro, da Cidade de Guatemala (Guatemala), e Transantiago, de Santiago (Chile).

Trabalho integrado - Todos os participantes da associação vão pagar uma taxa anual de participação em reuniões e oficinas. Peritos da Rede Embarq farão trabalho conjunto com os associados para ajudar a medir o desempenho, impacto e gestão de sistemas de transporte existentes em cada cidade, bem como para planejar e implementar futuros projetos de transporte.

O diretor Luis Gutierrez explica que a nova associação está configurada para ser um veículo institucional de comunicação direta e colaboração entre as agências gestoras do transporte urbano da América Latina. "Esperamos incluir novos membros, como os bancos de desenvolvimento multilaterais, empresas, organismos sem fins lucrativos e consultores em transporte entre outros", afirma.

O apoio técnico e gerencial virá de três centros da Rede Embarq na América Latina: o Centro de Transporte Sustentável do Brasil (CTS-Brasil), o similar mexicano (CTS-México), e o entro de Transporte Sustentável e Saúde na Região Andina (CTS-Andino).O diretor do CTS-Brasil, Luiz Antonio Lindau, diz que a América Latina tem uma das maiores taxas de urbanização e motorização do mundo. Segundo Lindau, isso provoca problemas como congestionamentos, poluição, lesões corporais e mortes ocasionadas por acidentes de trânsito, bem como perda de espaço público.

A proposta da Associação de BRT é melhorar a qualidade de serviços de transporte público urbano, com a promoção de uma indústria do setor eficiente e competitiva. Também demonstrar como o transporte rápido de ônibus, metrô, trilhos e outros sistemas de transporte integrados podem ajudar a melhorar a segurança, a saúde, a qualidade de vida e a competitividade econômica de uma cidade.

Fonte: Urbs

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960