A gratuidade no transporte público aos idosos acima de 65 anos é garantida nos termos do § 2º do art. 230 da Constituição Federal de 1988 e do art. 39 da Lei Federal n.º 10.741, de 1º de outubro de 2003. Para usufruir esse benefício, basta que essas pessoas apresentem a Carteira de Identidade. Ela é documento que garante a esses usuários o acesso gratuito aos ônibus coletivos do transporte público urbano, em todo o Brasil.
Em Belo Horizonte, além da Carteira de Identidade, os idosos também contarão com o Cartão BHBUS Master. Esse Cartão vai assegurar aos passageiros da RMBH, com idade igual ou superior a 65 anos, o acesso ao salão traseiro dos veículos do transporte coletivo em Belo Horizonte.
Para a confecção do seu Cartão BHBUS Master, o usuário maior de 65 anos deverá comparecer a qualquer um dos postos destinados para essa finalidade, munido de documento que faça prova de sua idade e comprovante de endereço. Tais documentos poderão ser apresentados em cópia simples acompanhada dos documentos originais ou cópia autenticada em cartório.
Depois de cadastrados, os beneficiários serão convocados a comparecer ao posto da Rua Professor Morais, 216 para retirar o seu Cartão, de acordo com a data de nascimento. Após o início da distribuição dos cartões, quem fizer o cadastramento terá a vantagem de receber o Cartão de imediato. É importante dizer que em Belo Horizonte sempre existirá posto de cadastramento, que será contínuo.
Veja os endereços dos Postos atuais de Cadastramento do Cartão BHBUS Master:
- Secretaria de Administração Regional Centro-Sul - Rua dos Caetés, 466 - térreo - Centro - das 8 às 17 horas;
- Secretaria de Administração Regional Barreiro - Rua Flávio Marques Lisboa, 345 - 3º andar - das 7 às 17 horas;
- Venda Nova - Rua Padre Pedro Pinto, 2.277 - loja 504 - das 7 às 17 horas;
- Savassi - Rua Professor Morais, 216 - das 8 às 17 horas.
Fonte: BHTrans
1 comentários:
É NECESSÁRIO LEVAR FOTOS, PARA A CONFECÇÃO DO CARTÃO BH BUS MASTER?
Postar um comentário