Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BH: Ônibus livres para trafegar na Antônio Carlos

domingo, 4 de abril de 2010


As histórias contadas por Beatriz Ceraso, 66 anos, sobre as pistas estreitas da Avenida Antônio Carlos, onde já transitaram até bondes, serão somente lembranças a partir de agora. Moradora do Bairro São Cristóvão há seis décadas, ela se surpreendeu com a nova avenida. “Nossa, como esta avenida mudou”, diz a aposentada e síndica de um dos edifícios do conjunto IAPI.

  • Diante das largas pistas da via, Beatriz se mostrou orgulhosa de poder presenciar, na manhã de quarta-feira (30), a liberação da segunda etapa da duplicação da Antônio Carlos. Foram inaugurados seis viadutos e três pistas do corredor viário, em um trecho de 2,2 quilômetros, entre o Complexo da Lagoinha e a Rua Operários, no Bairro Cachoeirinha, na Região Nordeste. A solenidade foi presidida pelo governador Aécio Neves e pelo prefeito de BH, Marcio Lacerda.

Bem diferente da estreita avenida de mão dupla, a Antônio Carlos conta agora com duas pistas, cada uma com quatro faixas, além de uma exclusiva para ônibus, batizada de busway. A largura da via mais que dobrou, passando de 25 para 52 metros, devido à carga de 85 mil motoristas que transitam pelo local diariamente.

  • A Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) calcula que haja uma redução de 20 minutos para percorrer o trecho entre o Anel Rodoviário e o Complexo da Lagoinha.
    A previsão é que a etapa, iniciada em fevereiro de 2009, esteja concluída em 45 dias - falta apenas o término das vias de acesso ao viaduto na Rua Formiga, em frente ao Conjunto IAPI, que interligará os bairros São Cristóvão e Bom Jesus.

A Setop informa que não será necessário a implantação de desvios no local. “Não vejo a hora de a avenida ficar toda pronta. Dirijo por ela todos os dias e já fiquei muitas horas preso em engarrafamentos. O fluxo melhorou, mas temo que muito mais carros e ônibus venham para cá quando liberar tudo”, avalia o motorista Wilson Zanandries, 67 anos.

  • Mas a duplicação não tem arrancado muitos elogios de passageiros do transporte coletivo e pedestres. Eles criticam a mudança dos pontos de ônibus e o funcionamento dos semáforos. “Quase todos os pontos de ônibus foram remanejados para as pistas internas e isso é um perigo, pois, as pessoas vão ter que cruzar as vias principais e isso, em momentos de pressa, pode acabar em atropelamentos”, alerta a aposentada Cleunice Sena, 59 anos.
    A BHTrans informou que serão distribuídos 20 pontos de ônibus na busway, em ambos os sentidos. Apenas as linhas que atendem aos bairros margeados pela Antônio Carlos vão contar com paradas nas vias destinadas aos carros.

Na terça-feira (30), logo após a entrega das pistas, o pedreiro Eliomar Ribeiro Alves, 39 anos, que trabalha nas obras de duplicação, foi atropelado. Ele foi atingido por um táxi enquanto cruzava uma faixa de pedestres a poucos metros do viaduto da Rua Formiga. De acordo o taxista Luiz Adélio, 50 anos, o pedreiro não respeitou o sinal aberto para o tráfego de veículos. Ele foi levado para o Odilon Behrens apenas com um corte na cabeça e não corre risco de morte.

Fonte: Hoje em Dia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960