Serviço contratado desde o término do processo licitatório do transporte coletivo realizado no ano de 2007, o Corujão finalmente sairá do papel. O prefeito de Goiânia, Íris Rezende, determinou que o lançamento do transporte na madrugada seja feito no dia 12 de março, data em que quatro linhas devem entrar em circulação, com veículos rodando de hora em hora. O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Marcos Massad, irá se reunir com as empresas que operam o sistema ainda nesta semana para acertar detalhes das planinhas que o Corujão seguirá.
A decisão foi tomada durante reunião realizada dia 2 de março no Paço Municipal, com participação do vereador Fábio Tokarski (PC do B) e de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). De acordo com o prefeito, “as empresas de ônibus resistem a oferecer o serviço devido à quantidade reduzida de passageiros na madrugada. Mas em todo ramo de negócio existe um ônus e um bônus. O transporte público não pode ser regido somente pelo lucro.
O transporte 24 horas beneficiará, sobretudo, trabalhadores que oferecem sustentação para a vida noturna da capital. Mas também eliminará uma cena recorrente, da pessoa que é obrigada a deixar os amigos porque tem de pegar o último ônibus, à meia-noite. “A medida representa a garantia de ir e vir daqueles que não podem comprar veículos e que, dessa forma, ficam impossibilitados de usufruir de todos os benefícios urbanos instalados na cidade”, disse o vereador Fábio Tokarski.
O contrato com as empresas que operam o transporte coletivo prevê a implantação do serviço nas mais de 270 linhas da região metropolitana. Mas dentre este universo, as linhas que irão circular nas madrugadas, até o momento, percorrerão os eixos T-7, T-9, 85 e Norte-Sul. Para o presidente da Abih-GO, José Luiz Uzeda, o serviço nesses itinerários são indispensáveis a quem desfruta e a quem trabalha para manter a vida noturna da capital. “Goiânia cresceu e produz atividades econômicas e de lazer 24 horas. O serviço público tem que acompanhar essa nova demanda”, disse.
A decisão foi tomada durante reunião realizada dia 2 de março no Paço Municipal, com participação do vereador Fábio Tokarski (PC do B) e de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). De acordo com o prefeito, “as empresas de ônibus resistem a oferecer o serviço devido à quantidade reduzida de passageiros na madrugada. Mas em todo ramo de negócio existe um ônus e um bônus. O transporte público não pode ser regido somente pelo lucro.
O transporte 24 horas beneficiará, sobretudo, trabalhadores que oferecem sustentação para a vida noturna da capital. Mas também eliminará uma cena recorrente, da pessoa que é obrigada a deixar os amigos porque tem de pegar o último ônibus, à meia-noite. “A medida representa a garantia de ir e vir daqueles que não podem comprar veículos e que, dessa forma, ficam impossibilitados de usufruir de todos os benefícios urbanos instalados na cidade”, disse o vereador Fábio Tokarski.
O contrato com as empresas que operam o transporte coletivo prevê a implantação do serviço nas mais de 270 linhas da região metropolitana. Mas dentre este universo, as linhas que irão circular nas madrugadas, até o momento, percorrerão os eixos T-7, T-9, 85 e Norte-Sul. Para o presidente da Abih-GO, José Luiz Uzeda, o serviço nesses itinerários são indispensáveis a quem desfruta e a quem trabalha para manter a vida noturna da capital. “Goiânia cresceu e produz atividades econômicas e de lazer 24 horas. O serviço público tem que acompanhar essa nova demanda”, disse.
Para o vereador Fábio Tokarski, o Corujão é uma conquista dos trabalhadores noturnos da região metropolitana. O parlamentar sustenta que são vários problemas ocasionados pela falta de ônibus na madrugada, como o aumento do uso de bebidas alcoólicas durante a espera pelo ônibus que só vai passar a partir das 5h30. “Quem não tem moto para ir embora após expediente é obrigado a dormir pelos cantos”, afirma.
O Corujão é um programa que estava em discussão há mais de 15 anos. Foi um dos fatores que contribuiu para Goiânia cair da 5ª posição nacional para 12ª em organização de eventos. Para melhorar a estrutura da Capital em termos de transporte e competitividade, o vereador Fábio Tokarski iniciou uma articulação em agosto de 2009.
O Corujão é um programa que estava em discussão há mais de 15 anos. Foi um dos fatores que contribuiu para Goiânia cair da 5ª posição nacional para 12ª em organização de eventos. Para melhorar a estrutura da Capital em termos de transporte e competitividade, o vereador Fábio Tokarski iniciou uma articulação em agosto de 2009.
Fonte: fabiotokarski
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