O DPS2000, equipamento que permite a usuários com deficiência visual identificarem ônibus que pretendem tomar, será apresentado no próximo dia 16 na Inova Brasil, feira empresarial de incubadoras e parques tecnológicos, que acontecerá em São José dos Campos, interior de São Paulo. O dispositivo foi patenteado pela UFMG e resulta de parceria entre o inventor Dácio Pedro Simões e o pesquisador Julio Cesar David de Melo, do Laboratório de Sistemas Inteligentes da Escola de Engenharia da Universidade e sócio da Geraes Tecnologias Assistivas – empresa responsável pelo desenvolvimento do produto.
O equipamento é composto por um transmissor portátil que fica com o usuário e um receptor, instalado nos ônibus. "No ponto de ônibus o usuário aciona o aparelho, que emite um sinal para o dispositivo instalado nos ônibus. O motorista vê o sinal no painel e sabe, antecipadamente, que no próximo ponto deve parar", explica Julio Cesar de Melo, em reportagem especial sobre o DPS publicada em forma de livro, pelo Sebrae. Quando o ônibus estaciona no ponto, uma mensagem é reproduzida em um alto falante localizado na porta de entrada do veículo para avisar o usuário, explica a reportagem.
O equipamento começou a ser testado desde o início de março em frota de transporte urbano de Jaú, em São Paulo. Ele será apresentado na Feira de Turismo Muito Especial de Pernambuco, que acontecerá em Recife, de 24 a 27 de março. O evento deve ter novidades para as áreas de saúde, alimentação, tecnologia da informação, agricultura e tantos outros segmentos.
Fonte: UFMG
0 comentários:
Postar um comentário