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Em Rio Preto, carro perde de galinha no rush

domingo, 14 de março de 2010


Velocidade média de um veículo no Centro em horários de pico chega a cair para 8,2 km/h; galinha anda a 14km/h

Você sabia que na hora do rush uma galinha anda mais rápido do que um carro em ruas de Rio Preto? O Site BOM DIA tirou a prova.
No quadrilátero do rush – entre as avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt e as ruas Redentora e Pedro Amaral, um carro chega a andar a uma velocidade de 8,2 quilômetros por hora enquanto uma penosa percorreria até 14 quilômetros no mesmo tempo.

O Site BOM DIA percorreu as ruas do Centro (em horários e dias diferentes) e constatou que o trânsito é mais crítico nas ruas Bernardino de Campos, Coronel Spinola de Castro, 15 de Novembro, Pedro Amaral, além das avenidas Bady Bassitt e Alberto Andaló, nos horários do rush da manhã, tarde e noite, onde a reportagem chegou a gastar 8 minutos e 50 segundos para percorrer 1,2 quilômetro. Essa mesma distância poderia ser feita por uma galinha em 5 minutos e oito segundos, segundo cálculos do matemático da Unesp João Carlos Ferreira Costa.

Com os 8 minutos e 50 segundos que se gasta para andar doze quadras no centro de Rio Preto é possível fazer uma viagem de 9,5 quilômetros, saindo do trevo da avenida Clóvis Oger até Mirassol.
Para o auxiliar de serviços gerais Thiago Augusto da Silva, 25 anos, é preciso “sangue frio” para andar em Rio Preto na hora do rush. Ele diz que perde diariamente entre 20 a 25 minutos para percorrer pouco mais de dois quilômetros da rua Pedro Amaral. “Tem de ter muita paciência. O trânsito aqui é péssimo.”

Estrangulado

O problema do trânsito em Rio Preto se agrava a cada ano, com o aumento da frota de veículos na cidade. Segundo Luci Montemor, professora do Centro de Formação de Condutores Transitar, a cidade não foi projetada para tamanho crescimento.
Ela, que há dez anos estuda o trânsito de Rio Preto, diz que as ruas são muito estreitas o que impede uma solução definitiva para o problema. “Seria impossível derrubar todos os imóveis para avançar mais na largura das ruas e depois reconstruí-los. Solução não há, mas tem como minimizar esse caos.”

Corredores Para Ônibus

Luci aponta como fundamental a implantação de corredores de ônibus em Rio Preto. “Isso agilizaria bastante o transporte urbano, que passaria a ser mais atraente aos olhos da população.”
Mas diz que seria preciso investir em campanha de educação do motorista. “Isso já foi tentando antes, mas os motoristas não respeitaram a faixa de uso exclusivo para ônibus.”
Ela aponta a ciclovia como outra opção. “A área ao lado da Represa e a avenida Clovis Oger poderiam ter ciclovias e quem trabalha no Distrito Industrial poderia ir de bicicleta. Seria um grande avanço.”

Projetos

Segundo o secretário de Trânsito, Aparecido Capello, dois projetos estão previstos para 2011: sincronizar os semáforos das principais vias e um estudo do trânsito e da malha viária de Rio Preto.

População compra veículo e deixa transporte público

A população de Rio Preto cresceu 15,6% de 2000 a 2008, mas, em contrapartida, houve uma queda média de 15% nos usuários do sistema público de transporte no mesmo período.
É que o rio-pretense tem investido em veículos particulares. Em oito anos (de 2000 a 2008) a frota de automóveis passou de 101.187 para 140.502 (38%). Hoje, já são mais de 200 mil carros. E o número de motos praticamente dobrou, de 37.589 para 71.902 (91%). Os dados são da Conjuntura Econômica.
Enquanto a população saltou de 358.253 para 414.272, o número de usuários de ônibus sofreu queda de 30.732 para 26.220. Resultado do aumento do poder de compra e o descontentamento com o transporte público.
Com isso, o problema do trânsito em Rio Preto tende a se agravar.
Em breve mais uma usuária da Circular Santa Luzia passará a trabalhar de carro.
A doméstica Franciele Fernanda Claudino, 25 anos, comprou um carro e agora vai tirar carta de habilitação.
“Quero melhorar minha qualidade de vida. Hoje eu gasto uma hora e meia para ir para o trabalho. Com o carro faria em menos de 30 minutos.”
Ela mora na Vila Elmaz e vai até o Cidade Jardim.
Segundo o chefe de tráfego da Circular Santa Luzia, Euclides Spatti, Rio Preto precisa de vias de tráfego rápido para que o transporte público seja eficaz. “O preço da passagem também é alto, mas devido às gratuidades e impostos.”

Fonte: Rede Bom Dia

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