Prefeitura de São Paulo junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMT) projetam 33 km de linhas de monotrilho para implantação na Capital, com o objetivo de ampliar a capacidade do Sistema Municipal de Transporte Coletivo, garantindo segurança e conforto aos passageiros, independentemente das condições do trânsito.
O trecho 1, que ligará o Jardim Ângela ao Terminal Santo Amaro, deverá ser entregue em 2012 e seguirá um traçado alternativo ao do atual corredor de ônibus da Estrada do M'Boi Mirim, que será mantido e requalificado. Esse trajeto terá cerca de 11 km de extensão e será construído com recursos próprios da Prefeitura da Cidade e da SMT. Mais três trechos estão previstos no Monotrilho M' Boi Mirim.
O monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um trilho único, metálico ou de concreto. Pode usar trens de quatro, seis ou oito carros, de acordo com a demanda. Esses trens são mais leves e silenciosos do que os do metrô, e atingem velocidades de até 80 km/h.
Diversos aspectos levaram à escolha dessa tecnologia como a capacidade de atender regiões com difícil relevo e alta densidade populacional, sua estrutura leve gera pouco impacto urbano, permite a integração com outros meios de transporte, é movido a energia elétrica, não polui o ar e é extremamente silencioso.
Atualmente, 25 mil passageiros são transportados por hora no Corredor da Estrada do M´Boi Mirim, a bordo dos 300 ônibus que passam a cada 60 minutos. Com o monotrilho, o tempo gasto no trajeto deve cair pela metade, e não sofrerá variações ao longo de todo o dia.
O trecho 1, que ligará o Jardim Ângela ao Terminal Santo Amaro, deverá ser entregue em 2012 e seguirá um traçado alternativo ao do atual corredor de ônibus da Estrada do M'Boi Mirim, que será mantido e requalificado. Esse trajeto terá cerca de 11 km de extensão e será construído com recursos próprios da Prefeitura da Cidade e da SMT. Mais três trechos estão previstos no Monotrilho M' Boi Mirim.
O monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um trilho único, metálico ou de concreto. Pode usar trens de quatro, seis ou oito carros, de acordo com a demanda. Esses trens são mais leves e silenciosos do que os do metrô, e atingem velocidades de até 80 km/h.
Diversos aspectos levaram à escolha dessa tecnologia como a capacidade de atender regiões com difícil relevo e alta densidade populacional, sua estrutura leve gera pouco impacto urbano, permite a integração com outros meios de transporte, é movido a energia elétrica, não polui o ar e é extremamente silencioso.
Atualmente, 25 mil passageiros são transportados por hora no Corredor da Estrada do M´Boi Mirim, a bordo dos 300 ônibus que passam a cada 60 minutos. Com o monotrilho, o tempo gasto no trajeto deve cair pela metade, e não sofrerá variações ao longo de todo o dia.
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