Natal deve conhecer até o fim da semana o cronograma das primeiras obras do PAC da Mobilidade, realizadas como preparação para a Copa do Mundo. A promessa é do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Kelps Lima, que viajou ontem para Brasília para acertar detalhes junto ao Ministério das Cidades. A Caixa Econômica Federal avisou à Prefeitura e ao Governo do Estado, na semana passada, que o processo burocrático para obtenção dos recursos (cerca de R$ 350 milhões ao todo) será iniciado nesta sexta-feira.
De acordo com o gerente de filial da gerência de desenvolvimento urbana da Caixa Econômica, Marcus Vinícius Neves, as partes técnicas e burocráticas do processo devem andar em paralelo. A carta consulta deve ser enviada até essa sexta-feira especificando em quais projetos o dinheiro será usado. A partir daí, o processo burocrático é posto em marcha, passando pela análise de risco e envio de documentos complementares, culminando com a assinatura do contrato no dia 31 de maio. Marcus Vinícius Neves informa que o projeto executivo – que detalha os gastos e procedimentos técnicos de cada obra – pode ser entregue após a assinatura do contrato.
Ao mesmo tempo, a Prefeitura quer definir as primeiras obras a serem realizadas ainda essa semana. Segundo Kelps Lima, serão priorizadas as obras “mais simples”. “Queremos fechar o cronograma com as primeiras obras”, diz Kelps. Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura pretendem iniciar as construções no segundo semestre, o mais provável em julho. O Rio Grande do Norte conseguiu viabilizar 16 projetos junto ao Ministério das Cidades. O Governo do Estado espera terminar todas as obras até dezembro de 2013, enquanto que a Prefeitura no segundo semestre de 2012. O Município ficou responsável por 11 obras, enquanto que o Estado com cinco.
Fonte: Tribuna do Norte
0 comentários:
Postar um comentário