Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Idosos têm direito a passagens de ônibus gratuitas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Idosos a partir de 60 anos e com renda igual ou menor que dois salários mínimos podem viajar de graça de um estado a outro. Por lei, eles têm dois assentos gratuitos garantidos no ônibus. E se os dois lugares já estiverem ocupados, os idosos têm direito à passagem pela metade do preço, desde que façam a reserva antes.
“No caso, o idoso tem o direito de: em trechos de até 500 quilômetros, o limite seria de até seis horas antes do horário de partida. Acima de 500 quilômetros, o prazo é de doze horas. Mas é interessante que ele se antecipe mais”, explica o gerente Daniel Oliveira.
Para ser beneficiado, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de renda, que pode ser o extrato da aposentadoria, contracheque ou carteira de trabalho. Apesar de serem obrigadas, nem todas as empresas fornecem as passagens gratuitamente.
Em São Paulo, idosos que deveriam ser beneficiados reclamam que só conseguiram viajar depois de pagar pelos bilhetes. “Simplesmente paguei e fiquei queito, porque brasileiro é acostumado e ficar quieto”, conta o aposentado João Todorovsky Neto Mas não deve. Segundo o coordenador da fiscalização Daniel de Castro, o idoso pode chamar os fiscais da ANTT, agência que regula os transportes terrestres.
“Se o fiscal comparecer ao guichê da agência e comprovar que não foi fornecida a passagem para o idoso, ele multa ali na hora”, alerta Castro. A empresa que não cumprir a lei pode pagar multa de R$ 3.435.
Fonte: G1

1 comentários:

neusa tania carabajal lopes disse...

fui até a rodoviaria ver se conseguia a passagem gratuita do idoso,não consegui,só com um mes de antecedencia,que é um absurdo.Bom perguntei se pagando a metade conseguiria,o se da empresa Santo Anjo ,me informou que poderia ser se,eu for no dia apartir das 7 horas da manhã,para viajar ao meio dia,se tiver lugar.por favor ,que enganação é isto!!!vou ir de manhã ,com malas,peso,para tentar... e se não consigo?volto com tudo? de onibus? de taxi?com dor nos braços? que grande mentira é esta prioridade aos idosos...me queixo para quem? eu queria falar com o senador Paulo Paim,como fazer?alguem pode me ajudar?meu email é tania.carabajal@hotmail.com ,muito obrigada se alguem conseguir pra mim.um abraço

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960