O número de reclamações referentes ao trânsito e transporte urbano em João Pessoa apresentou uma queda de 34,8% em um ano. Em 2008 foram registradas 2.747 reclamações. Um ano depois esse número caiu para 1.789. Os dados são da Central de Reclamação e Informação (Cerin), da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), setor responsável pelo atendimento ao público. No mesmo período, o total de solicitações de ocorrências e informações dadas aos usuários pela Central mais que dobrou, passando de 7.004 em 2008, para 14.449, no ano passado, uma média de 1,2 mil a cada mês.
Os passageiros de transporte coletivo também sentiram a melhora no serviço dos ônibus coletivos. O pessoense fez 954 reclamações a menos em 2009 do que no ano anterior. Já as solicitações de ônibus caíram de 324 para 157, uma redução de 51,5%.
"Nos últimos cinco anos, a frota de ônibus coletivos da cidade de João Pessoa tornou-se a mais nova entre todas as capitais nordestinas, com idade média de 3,8 anos. Essa renovação vem interferindo diretamente na qualidade do serviço que é prestado à população e isso pode ser notado através dos números, pois como a população está mais satisfeita, cai a quantidade de reclamações", comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias.
De acordo com Laura Farias, esse levantamento demonstra não só que a população da Capital está cada vez mais consciente sobre a educação para o trânsito, seus direitos e deveres, como também mais satisfeita com o serviço prestado pelo órgão que planeja, coordena e executa políticas de melhoramento nas vias da cidade.
"Nos últimos cinco anos, a frota de ônibus coletivos da cidade de João Pessoa tornou-se a mais nova entre todas as capitais nordestinas, com idade média de 3,8 anos. Essa renovação vem interferindo diretamente na qualidade do serviço que é prestado à população e isso pode ser notado através dos números, pois como a população está mais satisfeita, cai a quantidade de reclamações", comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias.
De acordo com Laura Farias, esse levantamento demonstra não só que a população da Capital está cada vez mais consciente sobre a educação para o trânsito, seus direitos e deveres, como também mais satisfeita com o serviço prestado pelo órgão que planeja, coordena e executa políticas de melhoramento nas vias da cidade.
2 comentários:
A STtrans como órgão publico fiscalizador do Transporte de Passageiros por Ônibus, deve ser mais receptiva com relação aos reclamos da população, incentivar que os usuários reclamem. Essa leitura de que as reclamações caíram, por conta da melhoria do serviço, muitas vezes é equivocada. As reclamações muitas vezes caem por falta de confiança da população no Órgão Fiscalizador, as pessoas fazem as reclamações e não vêem os resultados.
Muito importante o comentário de José Franciso. Sou usuário do transporte público de João Pessoa, por meio dos ônibus, e na maioria das vezes que faça uso do serviço, tenho algo a reclamar. Mas nunca o fiz por falta de incentivo e por achar que soarão infrutíferas minhas reclamações. Nós, cidadãos, precisamos de algo que nos faça sentir maior confiança nos órgãos fiscalizadores. Além disso, aproveito para ressaltar que as empresas também, ou principalmente estas, têm o compromisso de zelar pelo tarnsporte público. Deveriam, elas, periodicamente, fazer cursos de reciclagem de seus motoristas, avaliando seus comportamentos no trânsito, que desde já, avalio como desrespeito a todos os cidadãos que fazem do ônibus um meio de transporte cotidiano.
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