João Pessoa recebe mais 33 ônibus novos sendo 03 deles articulados

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ônibus articulado em Recife
Três ônibus articulados, também conhecidos como “sanfona” ou “minhocão”, serão apresentados na próxima terça-feira (19), às 8h00, na Estação Ciência e imediatamente passarão a circular no sistema de transporte coletivo urbano de João Pessoa. Nessa entrega também estarão outros 30 novos ônibus, totalizando 33 veículos zero quilômetro que compõem o primeiro lote de renovação da frota prevista para este ano no transporte público da capital. A solenidade de entrega desses novos ônibus será presidida pelo prefeito Ricardo Coutinho e ocorrerá imediatamente após o lançamento da nova campanha referente à faixa de pedestres cujo slogan será: “Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade Anda Melhor”.

Com a incorporação desses 33 veículos, a frota da capital paraibana disponibilizará um total de 91 ônibus acessíveis. Além dos elevadores, do novo design e da motorização eletrônica, todos os 33 novos ônibus possuem itens que melhoram a acessibilidade da população. Os 30 novos ônibus convencionais têm portas mais larga, medindo 1,10m, ao invés dos 0,90cm dos ônibus convencionais mais antigos. Os veículos são equipados com uma cadeira especial, mais larga, destinada a gestantes e obesos. Eles também têm corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile (linguagem dos sinais).

Os ônibus também já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas, o que diminui o risco de acidentes. Já os três veículos articulados se constituem num pioneirismo na Paraíba. Pois, além de possuírem todos os diferenciais de acessibilidade dos outros 30 ônibus eficientes, eles são 7,15m mais longos, medindo 18,15m, ao invés dos 11 metros dos veículos convencionais.

Os articulados possuem três portas, sendo a central mais larga ainda (1,25cm), além dos elevadores, facilitando ainda mais o embarque e desembarque. Outro fator positivo para o usuário é que, apesar de terem quase a extensão de dois ônibus tradicionais juntos, eles possuem 59 assentos, pouco mais que os convencionais (53) e menos que os ônibus trucados que contam com 62. Isso implica num ganho de mais espaço interno no veículo tanto no corredor, quanto entre as poltronas, que também estão mais confortáveis, devido a uma maior altura no estofado. Escadas sinalizadas, amortecendo os desníveis no veículo e ainda itinerários eletrônicos na lateral e na dianteira dos ônibus são outros diferenciais dos ônibus articulados.

3 comentários:

José Francisco disse...

Bem, o espaço entre as poltronas se pode considerar como um ganho, já o espaço maior no corredor vai servir para acomodar mais passageiros em pé, mais lucro para o empresário e desconforto para o passageiro.

Cara eu eu sou Busólogo de JPA e tenho fotos dos articulados da Trans.NACIONAL E REUNIDAS e tbem tenho dos outros carros, se vc quiser posso encaminhar pra vc ...

http://joaopessoa.flogme.com.br/
http://www.flogao.com.br/herminiojbarros

as páginas de ftos de ônibus mais visitadas de João Pessoa

Meu Transporte disse...

Meu caro busólogo, gostaria muito destas imagens para divulgar os ônibus e os servoços prestados da querida vizinha João pessoa.

abraços!!!
Clayton leal

meutransporte@hotmail.com

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960