Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

João Pessoa recebe mais 33 ônibus novos sendo 03 deles articulados

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ônibus articulado em Recife
Três ônibus articulados, também conhecidos como “sanfona” ou “minhocão”, serão apresentados na próxima terça-feira (19), às 8h00, na Estação Ciência e imediatamente passarão a circular no sistema de transporte coletivo urbano de João Pessoa. Nessa entrega também estarão outros 30 novos ônibus, totalizando 33 veículos zero quilômetro que compõem o primeiro lote de renovação da frota prevista para este ano no transporte público da capital. A solenidade de entrega desses novos ônibus será presidida pelo prefeito Ricardo Coutinho e ocorrerá imediatamente após o lançamento da nova campanha referente à faixa de pedestres cujo slogan será: “Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade Anda Melhor”.

Com a incorporação desses 33 veículos, a frota da capital paraibana disponibilizará um total de 91 ônibus acessíveis. Além dos elevadores, do novo design e da motorização eletrônica, todos os 33 novos ônibus possuem itens que melhoram a acessibilidade da população. Os 30 novos ônibus convencionais têm portas mais larga, medindo 1,10m, ao invés dos 0,90cm dos ônibus convencionais mais antigos. Os veículos são equipados com uma cadeira especial, mais larga, destinada a gestantes e obesos. Eles também têm corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile (linguagem dos sinais).

Os ônibus também já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas, o que diminui o risco de acidentes. Já os três veículos articulados se constituem num pioneirismo na Paraíba. Pois, além de possuírem todos os diferenciais de acessibilidade dos outros 30 ônibus eficientes, eles são 7,15m mais longos, medindo 18,15m, ao invés dos 11 metros dos veículos convencionais.

Os articulados possuem três portas, sendo a central mais larga ainda (1,25cm), além dos elevadores, facilitando ainda mais o embarque e desembarque. Outro fator positivo para o usuário é que, apesar de terem quase a extensão de dois ônibus tradicionais juntos, eles possuem 59 assentos, pouco mais que os convencionais (53) e menos que os ônibus trucados que contam com 62. Isso implica num ganho de mais espaço interno no veículo tanto no corredor, quanto entre as poltronas, que também estão mais confortáveis, devido a uma maior altura no estofado. Escadas sinalizadas, amortecendo os desníveis no veículo e ainda itinerários eletrônicos na lateral e na dianteira dos ônibus são outros diferenciais dos ônibus articulados.

3 comentários:

Unknown disse...

Bem, o espaço entre as poltronas se pode considerar como um ganho, já o espaço maior no corredor vai servir para acomodar mais passageiros em pé, mais lucro para o empresário e desconforto para o passageiro.

Cara eu eu sou Busólogo de JPA e tenho fotos dos articulados da Trans.NACIONAL E REUNIDAS e tbem tenho dos outros carros, se vc quiser posso encaminhar pra vc ...

http://joaopessoa.flogme.com.br/
http://www.flogao.com.br/herminiojbarros

as páginas de ftos de ônibus mais visitadas de João Pessoa

Meu Transporte disse...

Meu caro busólogo, gostaria muito destas imagens para divulgar os ônibus e os servoços prestados da querida vizinha João pessoa.

abraços!!!
Clayton leal

meutransporte@hotmail.com

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960