Gastar mais para andar de ônibus não agrada nenhum passageiro de transporte público. E em Jacareí, a partir de domingo (13), a tarifa vai subir para R$2,50. Uma das mais caras da região.
Uma moradora da cidade chegou cedo à rodoviária de Jacareí para recarregar o Vale Transporte e ainda pegar a tarifa sem o reajuste. “A gente tem que economizar ainda mais pertinho do natal”, disse. Nos pontos de ônibus da cidade, o assunto era o aumento da passagem que a partir do dia treze vai custar R$2,50. “Imagina quem pega quatro, cinco ônibus, ida e volta. É absurdo”, disse uma moradora da cidade. “Loucura, o salário que a gente ganha para pagar essa passagem, dois ônibus, o seu salário fica na passagem”, reclamou a recepcionista, Fátima Prado. Outra reclamação, é que a tarifa de ônibus em Jacareí, agora, terá o mesmo preço da cobrada em São José dos Campos, que tem o triplo da população. “A cidade não cresce para lado nenhum e só a passagem que aumenta”, falou um passageiro. Em Jacareí, 85 veículos atendem 51 mil passageiros todos os dias. De acordo com a prefeitura, o último reajuste de tarifa de ônibus foi em novembro de 2008. A justificativa para o aumento atual, de 8,7%, é o investimento em melhorias no transporte público. “Metade da nossa frota tem equipamento adequado para o uso dos cadeirantes, nós estamos instalando finger que permite que os idosos ultrapassem a catraca, estamos com uma idade média de quatro anos e meio na nossa frota e isso encarece a passagem”, explicou o secretário de infraestrutura, Dalton Ferracioli.
Mas a explicação não convence quem pega ônibus todos os dias. “Pego o ônibus sempre cheio, nunca tem lugar para sentar e na volta é a mesma coisa”, disse a ajudante de serviços gerais, Lucimara Barbosa. “Já perdi a hora de trabalho porque o ônibus atrasou e na segunda-feira também, porque o ônibus não tem passado”, completou.
0 comentários:
Postar um comentário