Com a obra no Cabral, 20 dos 21 terminais de transporte da cidade terão passado por obras de reforma e melhorias ao longo deste ano. Os outros 19 terminais foram reformados pela Urbs e pela Prefeitura num investimento total de mais de R$ 11 milhões, incluindo a ampliação, em 40%, do terminal Pinheirinho, de cerca de R$ 4,1milhões.
Em todas as unidades foram feitas, ou estão em obras, melhoria na acessibilidade com implantação de guias rebaixadas, rampas de passeio, nova pintura de sinalização, faixas elevadas de travessia e elevadores. As instalações sanitárias para deficientes estão sendo reformadas e, em alguns terminais, reconstruídas. Além da limpeza da cobertura, todos os terminais estão passando por reformas na estrutura metálica dos telhados, consertos de calhas e melhorias na parte elétrica.
O único terminal que ainda não entrou em obras é o do Capão da Imbuia que será reconstruído em área perto do local em que está atualmente. Para esta obra a prefeitura vem buscando recursos.A reforma do terminal Cabral é uma contrapartida do Estado ao município de Curitiba pela inclusão, em novembro do ano passado, do terminal Guarituba, de Colombo, na Rede de Transporte Integrado (RIT). O custo da obra será de R$ 3,6 milhões.
O projeto da reforma foi elaborado pela Urbs e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O terminal vai ganhar mais espaço, com mais conforto e segurança para os usuários. A plataforma elevada, onde param os ônibus biarticulados, será ampliada e ficará no mesmo nível do piso da estação tubo. O projeto prevê a construção de sanitários novos, adaptados para pessoas portadoras de deficiência e mais espaço para circulação tanto dos ônibus quanto dos usuários.
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