Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

22 de setembro, Dia Mundial sem Carro

segunda-feira, 21 de setembro de 2009


Nossas cidades simplesmente não agüentam o aumento crescente de carros que circulam em nossas ruas e avenidas

No dia 22 de setembro, segunda-feira, Dia Mundial sem Carro, não andarei de carro. É claro que se trata de um gesto simbólico, mas será uma das formas que escolhi para prestigiar esse evento, que foi criado há vários anos e é promovido em inúmeros países para que a sociedade possa refletir sobre os enormes problemas causados nas cidades pela excessiva prioridade dada ao transporte individual. Nossas cidades simplesmente não agüentam o aumento crescente de carros que circulam em nossas ruas e avenidas. Somente em São Paulo, são 800 novos carros por dia, todos os dias!
Outro problema muitas vezes negligenciado nos debates sobre mobilidade é a enorme desigualdade social e econômica nas cidades, que obriga milhões de pessoas a se deslocarem por grandes distâncias para chegar ao local de trabalho e ter acesso a equipamentos e serviços públicos.
Vejamos o caso de São Paulo: as subprefeituras de Ermelino Matarazzo e M'Boi Mirim estão entre as que têm indicador zero de acervo de bibliotecas municipais infanto-juvenis per capita. E as subprefeituras de Perus, Parelheiros e Cidade Ademar estão entre as que registram indicador zero de leitos hospitalares.
Todas as cidades que estão de fato enfrentando os problemas da mobilidade estão reorganizando o espaço urbano e as políticas públicas para que as pessoas possam ter acesso a trabalho, serviços de saúde, estabelecimentos educacionais, cultura, lazer e serviços públicos em geral nas imediações de suas residências. O uso do transporte motorizado passa a ser opcional, e não obrigatório.
Não há outra saída, nem aqui, nem em nenhuma outra cidade do mundo, que não seja priorizar o transporte coletivo e o transporte não motorizado, facilitar a locomoção dos pedestres e de portadores de deficiências, incentivar o uso das bicicletas, cuidar da segurança das pessoas, reduzir a poluição do ar e a sonora e combater a desigualdade.
É o obvio, mas foi necessário criar um Dia Mundial sem Carro e, infelizmente, chegar ao caos na mobilidade para que sociedade e governos pudessem reconhecer erros passados e se debruçar sobre propostas e mudanças de rumo.

2 comentários:

Anônimo disse...

ESTACIONAMENTO GRATUITO PARA BICICLETAS NO DIA MUNDIAL SEM CARRO

Em 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro, data em que todos no planeta são convidados a deixar seus veículos em casa e se locomover só com meios de transporte alternativos, como a bicicleta. Aos ciclistas que decidirem aderir ao movimento, a rede de estacionamentos Maxipark vai oferecer estadia grátis em 22 unidades espalhadas pela capital e grande São Paulo.

Para desfrutar desse serviço, basta que o usuário vá, no decorrer do próximo dia 22, até um dos estacionamentos participantes*. Só serão recebidas bicicletas com corrente e cadeado de segurança. “Com essa ação, esperamos incentivar os paulistanos a trocar o carro pela bicicleta. Trata-se de um movimento importante, pois chama a atenção para questões sensíveis como a poluição do ar, a demanda por mais ciclovias e o respeito aos pedestres”, destaca o presidente da Maxipark, Paulo Frascino.

* Estacionamentos Maxipark participantes: Sede Nestlé (Av. Chucri Zaidan, 246 - Itaim Bibi); Edifício Comercial Plaza Alphaville (Alameda Rio Negro, 1084 - Alphaville); Condomínio Ed. Avenida Paulista (Av. Paulista, 2.202 – Consolação); Ginásio do Ibirapuera (R. Manoel da Nóbrega, 1.361 – Moema); Metrô Ana Rosa (Av. Vergueiro, 2727 - Vila Mariana); Confort Oscar Freire (R. Oscar Freire, 1948 - Jardim Paulista); Loja Pernambucanas (R. Deputado Lacerda Franco, 68 – Pinheiros); Banco HSBC (Av. Vital Brasil, nº 214/216 - Butantã); Onne Unigolf Pátio (Rua Orobó, 125 - Alto de Pinheiros); Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 824 – Consolação); Banco HSBC (Rua Gastão Vidigal, 2090 - Vila Leopoldina); Banco Itaú (Av. Juscelino Kubistchek, 1200/1300 - Vila Olímpia); Banco HSBC (Rua Avelino Lopes, 32 – Osasco); Banco Bradesco (Av. Rio Branco, 112 – Centro); Edifício Paineiras (Rua Fiação da Saúde, 145 – Saúde); Banco HSBC (Praça da República, 511 – Republica); Edifício Setin Tower (Rua Fidêncio Ramos, 100 - Itaim Bibi); Special Garden (Rua Doutor Melo Alves, 53 - Jardim Paulista); Banco Bradesco (Av. Eng. Armando Arruda Pereira, 657 – Jabaquara); Hospital Mandaqui (Rua Voluntários da Pátria, 4301 – Santana); Lojas Pernambucanas (av. Tucuruvi, 400 – Tucuruvi); Banco Bradesco (Av. do Cursino, 1529 – Cursino).

Anônimo disse...

Vamos todos abraçar esta causa, quem sabe somente neste dia as pessoas possam saber que não são dependentes deseus carros.

viva o Verde!!!!!!!!!!!!!!

Gilmar de BH

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960