Frota especial irá atender gestantes, idosos, obesos e pessoas com deficiência física. Ônibus começam a circular neste final de semana.
Sessenta novos ônibus com acessibilidade para idosos, gestantes, obesos e pessoas com limitações físicas foram apresentados nesta sexta-feira (10) e estão sendo colocados em circulação na cidade a partir deste final de semana. O investimento global das sete empresas (Guanabara, Santa Maria, Conceição, Via Sul, Riograndense, Reunidas e Cidade das Dunas) que compõem o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) – foi de R$ 15 milhões.Com os novos veículos, o transporte coletivo da cidade atinge a marca de aproximadamente 12% de adaptação à acessibilidade para cadeirantes, representando uma das maiores frotas adaptadas. Nos novos carros, os assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com limitações físicas são na cor amarela. No espaço reservado às cadeiras de rodas, um assento dobrável pode ser acionado para oferecer lugar extra aos demais passageiros. E, seguindo as novas normas para o setor, é oferecido também banco especial para pessoas obesas.As mudanças nos ônibus obedecem à resolução nº 316/2009 do Conselho Nacional deTrânsito (Contran), que determina alterações no espaçamento entre os bancos, no tamanho dos assentos, na largura do corredor e nas saídas de emergência, entre outras medidas. A resolução obriga as empresas fabricantes de ônibus a seguirem as normas e elas têm dois anos para se adequar. Como a resolução não é retroativa, a frota antiga permanece como está.Durante a apresentação dos ônibus, o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, disse que a falta de acessibilidade das vias e do transporte público é, para muitos, a verdadeira limitação para o crescimento pessoal e profissional.
“Este é um bom momento para se abordar a necessidade de dotar a cidade de condições de acessibilidade nas calçadas, pontos de ônibus, pois somente assim, os usuários poderão usufruir os benefícios oferecidos pelos ônibus”, destacou.Maranhão lembrou ainda que a mudança põe Natal entre as primeiras a ter frota adaptada às diversas necessidades dos usuários. "São ônibus modernos e novos que têm como maior objetivo valorizar o usuário. Acredito que Natal seja uma das primeiras cidades a fazer estas modificações porque a resolução do Contran é tão nova que só quem estava renovando a frota agora poderia atender", diz o diretor.
0 comentários:
Postar um comentário