Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

BH: Falhas no transporte persistem

terça-feira, 14 de julho de 2009

Há quase oito meses era implantado o novo sistema de transporte coletivo da capital, com promessas de ônibus menos lotados e intervalos mais curtos entre as viagens. No entanto, as medidas não têm sido cumpridas pelos consórcios prestadores do serviço, e, como agravante, a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) reconhece que a fiscalização é falha.O sistema atende a 1,4 milhão de usuários. Ontem, a reportagem de O TEMPO percorreu, das 6h30 às 8h, um trajeto da Pampulha à praça Milton Campos, na região Centro-Sul da capital, em duas linhas de ônibus. O mesmo itinerário foi feito em novembro do ano passado, logo após as novas regras entrarem em vigor. Passados mais de sete meses, ambas as linhas continuavam com lotação acima do permitido, ou seja, cinco passageiros por metro quadrado. Na linha 2402 (São Bernardo/Nossa Senhora da Glória), alguns usuários viajavam em pé nas portas e não havia como caminhar dentro do veículo. Alguns passageiros tiveram que descer pela porta da frente. Segundo os passageiros, a superlotação da linha é causada pelo descumprimento do quadro de horários. "O ônibus não passa na hora certa. Ligamos para a BHTrans, mas nada é feito", disse a auxiliar de dentista Geane Vieira, 28. Na avenida Afonso Pena, pontos cheios às 7h10. Na linha 4103 (Aparecida/Mangabeiras), o cenário era de caos. O veículo, que já vinha cheio do bairro Aparecida, lotou ainda mais no centro. O coletivo, com capacidade para 70 passageiros, transportava cerca de 90. "Hoje, por ser sexta-feira e os universitários já estarem de férias, ainda está menos cheio do que em outros dias, em que vamos prensados nas portas", contou a doméstica Cláudia Costa Santana, 37. A linha 4103 é a única opção para a recepcionista Cristiana Damasceno Araújo, 30, que trabalha no Instituto Hilton Rocha. Ela já cansou de reclamar junto à BHTrans sobre a superlotação, sem ter retorno. "Já telefonei e enviei e-mail diversas vezes, mas nunca me deram uma resposta. Na Afonso Pena, deixo até três ônibus passarem para conseguir embarcar", conta. No Barreiro, a situação também continua crítica. O frentista Paulo Marcone, 28, mora no bairro Jatobá. Ele utiliza diariamente as linhas que partem da Estação Diamante e afirma que o problema é a superlotação. "As filas e os ônibus que rodam sem caber mais ninguém não mudaram em nada desde novembro. A única coisa que mudou foi a pintura dos carros", ironizou.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960