Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Cuiabá: Prefeitura vai licitar linhas de ônibus

segunda-feira, 29 de junho de 2009


Melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir mais comodidade e conforto aos usuários do transporte coletivo. Essa é a meta da Prefeitura Municipal de Cuiabá que já prepara novo edital de licitação para renovar a concessão das linhas que atuam na Capital. O edital para a nova licitação da exploração do serviço do transporte coletivo estipulará mudanças no sistema em Cuiabá e deve ser concluído até o final do ano e posto em prática a partir de 2010.
Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito Urbano (SMTU), Edivá Alves, a nova licitação será feita dentro do sistema de planilha de itinerários dos ônibus e do projeto executivo. “Com o projeto tronco-alimentador, os ônibus não sairiam mais dos bairros, em direção ao centro da cidade, eles deixarão os bairros para um sistema troncal. E a partir de uma estação de transbordo, esses troncos se interligariam com o centro da Capital e demais estações”, explica.
No projeto está previsto a construção de oito terminais de integração e vias exclusivas para os coletivos. O objetivo é reduzir o tempo das viagens e desafogar o trânsito de Cuiabá já de olho na Copa do Mundo de 2014.
“Os terminais serão implantados nas principais avenidas e estão em fase de estudos. As obras vão incluir o recapeamento e pavimentação de trechos das linhas de ônibus”, adianta Edivá. O terminal do CPA I será deslocado para as proximidades do Ginásio Verdinho. O do CPA III será desativado e implantado um novo na região do trevo da Avenida dos Trabalhadores. Na Avenida das Torres, está previsto a criação de um outro, próximo à avenida Doutor Meirelles, no Tijucal, junto ao Atacadão e outro na Cohab São Gonçalo. O planejamento incluí ainda o Verdão, na avenida Miguel Sutil, na altura da Vila Militar, o Trevo da Guia e a região do Porto.
Os corredores exclusivos serão implantados na área central da cidade. Os coletivos serão biarticulados(sanfonas) e são eles que farão a leva de pessoas dos terminais ao centro, integrado com os demais terminais.
“Os corredores exclusivos devem ser implantados na Fernando Correa, avenida do CPA, na Getúlio Vargas, Isaac Povoas e Coronel Escolástico”, salienta Alves.
No trecho da Prainha, entre a Getúlio Vargas e Generoso Ponce, a pista deixará de ter três faixas para ter duas devido à abertura de locais para estacionamento.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960