Com as obras da Nova Ponte da Passagem, o acesso à esquera para a rua Dona Maria Rosa pela Reta da Penha, sentido Vitória/Serra, foi fechado. Com isso houve a alteração no trajeto de quatro linhas de ônibus municipais e uma intermunicipal. A mudança, no entanto, não aumentará o tempo total do percurso.As linhas de ônibus que até então passavam pela Reta da Penha e retornavam pela Dona Maria Rosa - 074, 331 e 332 e a linha 531 (Transcol) - vão fazer um novo itinerário, seguindo o seguinte trajeto: Reta da Penha, José Farias, Arlindo Brás do Nascimento, João Carlos de Souza, Leitão da Silva, chegando à Dona Maria Rosa, que se liga à avenida Maruípe. Em relação às paradas de ônibus dessas linhas, a única alteração é com relação ao primeiro ponto da rua Dona Maria Rosa. Quem costumava embarcar neste local, por onde essas linhas não vão mais passar, deverá se dirigir ao ponto mais próximo, localizado na avenida Leitão da Silva. As demais paradas permanecem as mesmas.Simultaneamente às obras de acesso à ponte, a Prefeitura de Vitória iniciará a construção de uma grande baia de ônibus próximo ao cruzamento da Reta da Penha com a avenida Maruípe, no sentido Vitória/Serra. Esta baia vai ter uma extensão de 210 metros de comprimento.
As obras do retorno de veículos, previsto dentro das obras da nova Ponte da Passagem, no final da avenida Reta da Penha, serão licitadas no próximo semestre. O retorno, que vai ser construído embaixo da descida da nova ponte, terá duas faixas que ligarão a Reta da Penha à rua Deputado Clério Falcão.Para seguir para a rua Dona Maria Rosa, quando o retorno estiver pronto, os motoristas vão virar à esquerda na rua Argeu Pereira. O projeto inclui ciclovia e calçada cidadã.Após a inauguração do retorno, os motoristas que seguem no sentido Vitória/Serra, mas com o objetivo de pegar a avenida Maruípe, não vão mais precisar passar a nova ponte para voltar após manobra no viaduto próximo à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).A Prefeitura de Vitória já investiu, até o momento, mais de R$ 90 milhões na ampliação da Fernando Ferrari, incluindo o valor das desapropriações de imóveis na região e a construção da nova Ponte da Passagem.
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