DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

Recife: Corredor Leste-Oeste completa um ano com usuários insatisfeitos

sexta-feira, 3 de abril de 2009


Há um ano, a Avenida Conde da Boa Vista mudou. Ela começou a fazer parte do Corredor Leste-Oeste, que liga o centro do Recife à Avenida Caxangá. As paradas foram para o canteiro central, os carros ficaram com apenas uma faixa para circular.A reportagem do Meu Transporte foi à avenida e conversou com motoristas de carros e de ônibus, passageiros e pedestres. Ninguém afirmou estar satisfeito com a situação.Os vendedores que trabalham com carroças saíram das calçadas, poucos ainda resistem. A tapioqueira Severina Maria da Conceição diz que este foi o lugar determinado pela prefeitura para que ela vendesse tapioca. “O movimento era melhor lá na frente”.
O corredor de ônibus está amplo, tem bastante espaço. Já os carros, ficaram espremidos. Os motoristas reclamam. “Acho que ficou péssimo, a gente está sempre muito perto de um pedestre ou de uma moto”, disse o funcionário público Romilson Correia.O taxista Jonatan Ferreira concorda. “Eles tentaram organizar, mas está muito ruim”, afirmou. “Ficou bonito, mas desorganizado”.Quando a noite chega e o movimento aumenta, o trânsito fica lento. O sinal abre e fecha, mas a fila continua no mesmo lugar. “Sou uma sofredora da Conde da Boa Vista, todos os dias passo meia hora nesse trecho entre a Riachuelo e a Ponte do Derby”, conta a dona de casa Luzinete Alves. “Eles deveriam reconhecer que não deu certo e modificar”.Transtorno também para os pedestres que tentam atravessar a rua e para quem precisa pegar ônibus. As paradas são estreitas e nem sempre é fácil conseguir espaço. “É horrível, estreita, apertada, corre o risco de um ônibus derrubar a gente”, diz a dona de casa Cecília Valença. “Esse engenheiro não estava com nada”.

RESPOSTA

Além da Conde da Boa Vista, o Corredor Leste-Oeste atende à Benfica, trecho onde os ônibus circulam no sentido contrário ao dos carros, e a Avenida Caxangá, com as paradas também na área central da avenida.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos do Recife, depois da inauguração do corredor, os passageiros chegam a gastar doze minutos a menos para ir da zona oeste ao centro.

Para tentar reduzir os congestionamentos, o Consórcio Grande Recife de Transporte diminuiu a circulação na avenida de 107 para 91 linhas de ônibus.

A Secretaria disse ainda que as paradas são confortáveis e atendem aos padrões exigidos para deficientes físicos. Cada parada tem 2,5 metros de largura e 30 centímetros de altura.

Os comerciantes que utilizam carroças saíram da avenida, mas ainda é possível ver ambulantes na área.

A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) informou que quem for pego comercializando produtos na avenida pode ter a mercadoria apreendida.

ENGARRAFAMENTOS

Os engarrafamentos em horários de maior movimento. Os horários de pico ocorrem nos fins de tarde e às 22h, quando os estudantes saem dos cursos pré-vestibulares e das faculdades. Nos mesmos horários, as paradas de ônibus ficam cheias e os ônibus têm dificuldade para circular. Carros e táxis não podem parar para embarque e desembarque de passageiros na avenida - precisam pegar uma das ruas transversais.

1 comentários:

Anônimo disse...

Essa cde da boa vista foi a pior obra do recife de todos os tempos, só pra se ter uma idéia da dimensão dos erros da obra, uma parada fica a mais de 500 metros uma da outra, ou seja, você tem que andar meio quilometro ou mais.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960